Blog

Soluções de gerenciamento de processos de negócio BPM

Com automação de processos, Sigvaris agiliza logística reversa

Empresa adotou tecnologia da Blue Service conquistando maior eficiência operacional A Sigvaris, fabricante de produtos de compressão da área médica, implementou um projeto de automação de processos em busca de melhorar sua eficiência operacional e experiência do cliente. Com a tecnologia da Blue Service, a empresa conseguiu deixar de enviar mais de 14 mil e-mails, alcançando ganhos de eficiência,…
Read more

CRM e BPM: como essas estratégias podem ser eficazes juntas?

Unir as estratégias de CRM (Customer Relationship Management) e BPM (Business Process Management) em uma empresa pode trazer ganhos excelentes para o negócio. Por isso, líderes de diversas instituições já estão colocando em prática essa integração. Mas, como CRM e BPM podem se beneficiar e trazer bons resultados para uma empresa? A seguir, vamos explicar…
Read more

Integração entre Blue Service e DocuSign simplifica uso de assinatura eletrônica e otimiza setor jurídico da Accor

Integração entre Blue Service e DocuSign simplifica uso de assinatura eletrônica e otimiza setor jurídico da Accor Preparar um documento, fazer o upload no sistema ou compartilhá-lo por e-mail para solicitar a assinatura e, então, acompanhar se os responsáveis validaram ou não usando o seu certificado digital. Essa é a realidade e a rotina de…
Read more

Notação BPMN: o que é e qual a relação com o BPM

A notação BPMN é uma representação gráfica é uma forma de simbolizar o fluxo de um processo, ou seja, é uma maneira de fazer o mapeamento dos processos da sua empresa. Em uma notação BPMN você deve colocar todas as tarefas e atividades que fazem parte de determinado processo, assim, é possível ter uma visão…
Read more

Tecnologias disruptivas que serão tendência em 2023

O processo de transformação digital foi bastante acelerado graças às necessidades causadas pela pandemia e o isolamento social. Muitas empresas precisaram se adaptar rapidamente para que pudessem acompanhar o mercado. Passado esse período, a transformação digital ainda é assunto para muitas empresas. De acordo com o relatório de tendências da Gartner, 94% dos CEO têm…
Read more

RPA e BPM: como usar as duas ferramentas para otimizar seu negócio

RPA é uma tecnologia de software que automatiza tarefas repetitivas, geralmente operacionais, presentes em várias áreas de uma empresa. Por exemplo, para não perder horas preenchendo planilhas repetitivas, com o RPA, você e seus colaboradores podem dedicar tempo a tarefas mais importantes.  Além disso, os robôs de softwares conseguem interpretar códigos, extrair dados, disparar respostas,…
Read more

O que é cadeia de valor e como aplicar na gestão de processos

Cadeia de valor é uma metodologia que permite à empresa organizar todos os processos, através da ligação entre as atividades e como cada uma delas pode gerar valor ao cliente. A cadeia de valor possibilita que a empresa entenda como funciona a organização e a prática dos seus processos produtivos e estratégicos. A análise da…
Read more

A importância da gestão de documentos para o setor jurídico

A área jurídica de uma empresa pode ser desafiadora para muitos gestores e membros dos recursos humanos, são muitos contratos, recibos, holerites e outros documentos que precisam ser organizados de maneira efetiva e prática. Para isso, existe a gestão de documentos, uma prática para realizar a organização destes documentos de forma ágil e sem virar…
Read more

As melhores práticas de gestão empresarial

Gestão empresarial é uma estratégia de condução de negócios que tem por objetivo o aumento do lucro e dos resultados de uma empresa. Na gestão empresarial, é considerado as finanças, a estrutura e o relacionamento de uma companhia com o seu público. Geralmente, essa tarefa fica sob responsabilidade dos líderes, que devem orientar os colaboradores…
Read more

As principais tecnologias em gestão de serviços jurídicos 

É fundamental que o setor jurídico de uma empresa seja organizado e conte com as tecnologias mais recentes, para garantir as melhores soluções e qualidade de trabalho para os colaboradores responsáveis. Uma ótima maneira de manter o bom atendimento e boas práticas é gerenciar o controle de processos jurídicos. Acompanhar a ação judicial requer muita…
Read more

Conheça os principais tipos de controle de processos

Para que sua empresa consiga melhorar a qualidade de seus processos e conseguir entregar resultados melhores, é fundamental que seja realizado o controle dos processos. Essa é uma das etapas mais importantes da gestão de processos, que pode ser realizada com   um software BPM. O BPM (Business Process Management) é uma tecnologia que veio…
Read more

Processos ágeis: o que são e por que adotar na sua empresa?

Você já ouviu falar em processos ágeis? Essa nova metodologia de trabalho tem ganhado muita força entre as empresas modernas e os resultados apresentados podem ser muito além do esperado. Segundo a pesquisa 14th Annual State of Agile Report , 95% dos entrevistados utilizam metodologias ágeis em suas empresas. Entre os principais benefícios apontados por…
Read more

Como aumentar a produtividade no trabalho com BPM

O sistema BPM (Business Process Management) é uma ferramenta direcionada ao gerenciamento de operações e processos, garantindo mais eficiência para as atividades e para todo o fluxo de trabalho. Ou seja, ele mostra maneiras de otimizar as atividades realizadas, para que seja feito da melhor maneira possível, sem precisar de retrabalhos e com menos chances…
Read more

 6 passos para realizar o controle estatístico de processo

A análise de dados se tornou uma grande aliada de muitas empresas na hora de tomar decisões e automatizar processos. Uma das técnicas que  ganhou muita força com essas tecnologias é o controle estatístico de processos. Ele serve para que você tenha uma visão ampla sobre todos os processos que acontecem na sua empresa e…
Read more

Como fazer mapeamento de processos de RH em apenas 5 passos

Para uma empresa ter sucesso, é muito importante que a organização interna esteja em dia. Uma das formas que você pode dar mais organização para a área de RH da sua empresa é através do mapeamento de processos de RH. Essa técnica permite que sejam observadas sequências de ações que compõem os processos de recursos…
Read more

Gestão de projetos de engenharia: o que é e por que fazer?

Sua empresa já possui uma gestão de projetos? Saiba que ela pode ser muito beneficiada utilizando esse sistema organizacional. A gestão de projetos de engenharia é muito útil para organizar todos os projetos que estejam acontecendo dentro da sua empresa de engenharia. A gestão de projetos ajuda na hora de organizar, colaborar em equipe e…
Read more

Como o BPM pode auxiliar na gestão de pessoas da sua empresa

Na hora de realizar a gestão de desempenho de uma empresa é importante que a área de recursos humanos tenha as melhores tecnologias para a realização do trabalho. Afinal, cuidar e conhecer todos os colaboradores, não é uma tarefa simples. Um exemplo de desafio encontrado pelos profissionais de recursos humanos é a gestão de pessoas.…
Read more

Entenda a relação entre BPM e indicadores de performance

Você já ouviu falar em KPIs? Um Key Performance Indicator, em português Indicador-Chave de Performance, é essencial para você analisar dados e informações sobre sua empresa e tomar as melhores decisões de acordo com essas métricas. Uma ferramenta de BPM,  associada a  indicadores de performance bem definidos,  possibilita a criação das melhores estratégias para otimizar…
Read more

Tipos de processos organizacionais

Gerir uma empresa não é nada fácil, por isso existem muitas formas e ferramentas úteis para auxiliar nessa tarefa. Uma dessas formas é realizar a gestão de processos organizacionais, para garantir que os produtos finais estejam com a melhor qualidade possível. No artigo de hoje vamos apresentar os tipos de processos organizacionais que você precisa…
Read more

Qual a diferença entre RPA e BPM?

Quem não quer otimizar sua empresa para que ela gere mais resultados e tenha a melhor produtividade, não é? É por isso que algumas tecnologias chegaram para mudar o mundo e otimizar nosso mercado. Entre essas tecnologias podemos destacar o RPA (Robotic Process Automation), ou Automação de Processos Robóticos e o BPM, Gerenciamento de Processos…
Read more

Workflow: 4 motivos para implementar no seu negócio

Você já ouviu falar em “workflow”? Esse conceito pode ser traduzido como “fluxo de trabalho”. Ou seja, são as tarefas e processos necessários para a realização de uma  atividade. É muito comum que esse termo seja utilizado para designar ferramentas ou métodos de automação de desempenho nas empresas. Dessa forma, as informações e dados relacionados…
Read more

Gestão de desempenho: como o recursos humanos alinha a prática ao BPM

Todo empresário quer que sua equipe tenha o melhor desempenho possível e garanta resultados satisfatórios, sem que haja gargalos ou falhas nos processos. Para isso ocorrer, é necessário um bom trabalho de gestão de desempenho, tanto por parte dos gestores quanto pela equipe de recursos humanos. Uma ótima ferramenta para auxiliar as equipes de RH…
Read more

Garanta a confiabilidade dos processos com o BPM

Ter a melhor confiabilidade dos processos é fundamental para uma empresa. Atualmente, o mercado é extremamente competitivo e isso exige que os melhores produtos e serviços sejam entregues para os clientes. Isto é, seu produto deve gerar mais valor do que os concorrentes, fazendo com que os clientes optem pelo que você oferece. E como…
Read more

Como a plataforma BPM pode dar suporte ao ESM?

O ESM é a sigla para o termo em inglês Enterprise Service Management que traduzido se torna Gerenciamento de Serviços Corporativos. São práticas desenvolvidas no ambiente da tecnologia da informação capazes de aumentar a produtividade por meio de otimização da performance de toda a empresa, não somente dessa área. Como consequência, a empresa ganha em…
Read more

Como gerenciar o controle de processos jurídicos de forma eficiente

O departamento jurídico que lida com rotinas administrativas precisa ser organizado para manter a qualidade dos serviços prestados. Uma maneira interessante de manter o bom atendimento com boas práticas é gerenciar o controle de processos jurídicos. Acompanhar a ação judicial requer muita atenção e adquirir um bom software auxilia na gestão das tarefas, minimizando os…
Read more

Quais os principais objetivos do CEP – controle estatístico do processo?

O controle estatístico do processo é uma abordagem sistemática para a gestão da qualidade. É um conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas para monitorar e medir os processos, a fim de detectar, analisar e corrigir os problemas que estão presentes. É um dos métodos mais importantes para melhorar a qualidade, produtividade e confiabilidade. O…
Read more

Quais os benefícios da utilização de tecnologia de processos na sua empresa?

A tecnologia de processos é a chave para o sucesso de qualquer empresa. É a espinha dorsal de todos os processos de negócios. Ela ajuda as organizações a atingirem seus objetivos, fornecendo uma maneira eficiente e inovadora de realizar o operacional. Essas atividades são de extrema importância para a instituição, de forma que elas se…
Read more

Indicadores de desempenho: quais são os principais e quais as razões para gerenciar na sua empresa

Quando uma empresa investe seus recursos para ter mais resultados, os indicadores de desempenho são um poderoso aliado. Eles fornecem uma maneira de avaliar o quão bem a empresa está se saindo em alcançar suas metas e objetivos. Estes indicadores de desempenho são usados ​​para medir o desempenho de uma organização ou pessoa. São as…
Read more

Modelagem de processos para obter melhoria contínua

A modelagem de processos é a atividade  de documentar o trabalho de uma organização de forma que possa ser replicado sem perda de conhecimento. É uma técnica para tornar os processos sistemáticos, eficientes e previsíveis. A modelagem de processos também pode ser usada para identificar gargalos e melhorar a eficiência. Um modelo de processo de…
Read more

Como a integração de sistemas influencia na transformação digital?

Facilitar os processos empresariais é um desejo de todo gestor que precisa acelerar o crescimento do negócio. As ferramentas atuais que desenvolvem a integração de sistemas descomplicam a rotina que antes era tomada por procedimentos manuais. Um dos pilares mais importantes dessa transformação digital é conectar todas as áreas e centralizar as informações. Dessa forma,…
Read more

Conheça os principais desafios da gestão de equipes

A gestão de equipes faz parte da rotina empresarial. Cada setor possui um time especializado na área de trabalho e, como o desempenho é avaliado em grupo e individualmente, o papel do gestor é alinhar a performance, garantir a execução do  planejamento  e medir os resultados e metas. É preciso análises e orientações que buscam…
Read more

Como avaliar os sistemas legados da sua empresa?

Os softwares empresariais, como qualquer outra tecnologia, se não forem atualizados, podem se tornar um problema para os gestores e colaboradores. Isso porque os sistemas legados não ajudam no crescimento da organização e acarretam empecilhos processuais durante a rotina no ambiente corporativo. Os prejuízos variam de lentidão até perda de informações importantes e sensíveis, causando…
Read more

BPM como aliado da gestão de conhecimento organizacional

As referências de uma empresa não são somente ligadas aos processos da instituição. As pessoas são uma peça fundamental para a realização da gestão de conhecimento organizacional. Quem está inserido diariamente no ambiente corporativo se torna uma fonte de informações que muitas vezes se perdem durante os anos, pois não são armazenadas corretamente ou sequer…
Read more

Como a automação de processos ajuda no trabalho híbrido

Com a retomada do trabalho pós-pandemia, a certeza de que a flexibilidade do home office trouxe diversos benefícios para as empresas e para os colaboradores fizeram o ambiente corporativo adotar o modelo híbrido, que consiste na junção do remoto com o presencial. Entre as principais vantagens, estão os diferentes horários e a não necessidade de…
Read more

Guia prático da plataforma BPM: pilares e benefícios

No mundo empresarial, a busca por redução de custos e redesenho de processos ajudam as corporações a cumprir com as metas estabelecidas em planejamentos trimestrais ou semestrais. Os objetivos pré-estabelecidos ganham força quando há uma solução que une aumento da produtividade com otimização de atividades. Essa é a plataforma BPM. O Business Process Management é…
Read more

Como desenvolver inteligência operacional?

O modo de organizar as operações empresariais mudou conforme a chegada dos avanços tecnológicos. A transformação digital provocada pelos avanços tecnológicos possibilitou o desenvolvimento da inteligência operacional, que torna a tomada de decisão por parte dos gestores mais assertiva e impulsiona o desempenho da instituição. Informações em tempo real fornecem dados que asseguram mudanças baseadas…
Read more

Descubra 5 benefícios da automação de processos

Aprender a importância de automatizar os processos empresariais ajuda na gestão de diferentes áreas, como a financeira, comunicação interna, relacionamento com o cliente e até organização de todo o estoque. Os benefícios da automação de processos aparecem na integração de sistemas, na execução das atividades e na rotina da corporação com o objetivo de implementar…
Read more

5 exemplos para não errar nas estratégias de redução de custos nas empresas

Colocar estratégias de redução de custos nas empresas nem sempre é uma tarefa fácil. Essa prática exige muita organização na hora de diminuir gastos para aumentar a lucratividade. É necessário saber tudo sobre os processos operacionais para descobrir em quais pontos se pode mexer. Tomar decisões sem um planejamento impacta diretamente nas finanças dos negócios…
Read more

O que é gestão de demanda e qual sua importância?

A gestão de demanda  é o processo de identificar, priorizar, executar e monitorar as atividades da empresa que visam atender tanto às necessidades dos clientes como as do próprio negócio. Para que o trabalho seja eficiente, é necessário um padrão nas resoluções, que resulta na ordem correta do fluxo processual e na satisfação do consumidor.…
Read more

Quais as principais dicas para digitalização do RH?

A área de recursos humanos, assim como todas as outras, também passa por transformações digitais que permitem que os processos sejam realizados de forma mais rápida. A digitalização do RH conta com o auxílio de plataformas como o BPM, que realizam a automação de processos e otimizam o setor. Inovar para que seu RH fique…
Read more

4 impactos da transformação digital nas empresas

O mundo dos negócios se torna mais moderno a cada ano. Vivemos a era  tecnológica 4.0 e os impactos da transformação digital são as prioridades das empresas para se manterem competitivas. Diante de todos os benefícios que a inovação traz, é preciso saber, além de como aplicá-la, a repercussão causada pelas mudanças em si. No…
Read more

Descubra os benefícios da padronização de processos

Um assunto muito discutido nas empresas hoje é os benefícios da padronização de processos. Que essa ação é importante, todo gestor sabe, pois ajuda a organização a aumentar a produtividade com atividades automatizadas, garantindo que os colaboradores não percam mais tempo repetindo atos que a tecnologia pode realizar. Além disso, a formalização de processos desenvolve…
Read more

O BPM na indústria 4.0

A indústria 4.0 é uma realidade. As soluções tecnológicas se tornaram  essenciais para que a empresa decole no mercado cada vez mais competitivo. O termo 4.0 vem da criação de ferramentas como computação em nuvem, machine learning e Internet das coisas. Junto deles, podemos citar, também, o BPM na indústria 4.0 O aprimoramento que o…
Read more

Como a tecnologia 5G pode auxiliar na aceleração de processos?

A tecnologia 5G chega com a promessa de  maior velocidade e conectividade,  já que, ao pensarmos na internet mais rápida, lembramos apenas do impacto em smartphones. A verdade é que também as  empresas  poderão usufruir das vantagens do novo recurso. De acordo com uma pesquisa da KPMG,  já está no radar de algumas organizações a…
Read more

Quais as vantagens da automação de processos de recursos humanos?

A área  de RH das empresas, antigamente, era completamente burocrático. Com o passar do tempo, ele se tornou mais estratégico e assumiu importantes posições dentro da gestão da organização. Essa mudança revelou a necessidade de automação dos processos de recursos humanos. Assim como em outras áreas, a tecnologia trouxe para o RH a otimização de…
Read more

Gestão de processos organizacionais: quais etapas para a implementação?

Diariamente, gestores precisam lidar com diversas documentações e processos. Para que essa prática funcione e permita o bom gerenciamento da empresa, é necessário que haja agilidade nas atividades. Isso significa que a empresa precisa de uma gestão de processos organizacionais. Instituições que procuram pela implementação dessa gestão adquirem benefícios que ajudam a alavancar o crescimento…
Read more

BPM como solução para processos de RH

A realidade da área de Recursos Humanos tem mudado conforme a gestão de pessoas tem se tornado mais importante nas empresas. Pós-pandemia, pudemos observar uma maior cautela com os colaboradores no ambiente de trabalho, tanto com sua saúde mental como com sua produtividade. Por isso, a procura por uma solução para processos de RH também…
Read more

Qual a estrutura de um plano de continuidade de negócios?

Embora as empresas pensem que suas atividades não param, todo negócio está apto a sofrer interrupções que impeçam o fluxo de acontecer normalmente. Essa falha na operação pode acontecer devido a desastres naturais, como fortes chuvas, por exemplo, como também por algum tipo de ataque hacker fruto de invasões cibernéticas. Para que a instituição sofra…
Read more

Como fazer mapeamento de processos para organizar a empresa?

Uma representação gráfica de todas as ações de uma empresa facilita o entendimento de gestores e colaboradores acerca do fluxo de trabalho. Isso se chama mapeamento de processos e é uma tarefa responsável por aumentar a produtividade do negócio, já que otimiza os procedimentos atuais em busca da melhora da gestão empresarial. No blog de…
Read more

Gerenciamento de documentos: saiba quais as melhores práticas

A gestão do conhecimento é uma preocupação constante nas empresas e a preservação de documentos também , principalmente quando não há digitalização e concentração dos arquivos em um único local. . Como o ambiente corporativo produz uma alta demanda de documentação, é importante saber como realizar o gerenciamento de documentos. Um grande inconveniente  na rotina…
Read more