Como fazer mapeamento de processos de RH em apenas 5 passos

Como fazer mapeamento de processos de RH em apenas 5 passos

Para uma empresa ter sucesso, é muito importante que a organização interna esteja em dia. Uma das formas que você pode dar mais organização para a área de RH da sua empresa é através do mapeamento de processos de RH.

Essa técnica permite que sejam observadas sequências de ações que compõem os processos de recursos humanos da empresa. Permitindo analisar todos os elementos que compõem o fluxo de trabalho.

Ao utilizar esse método, o gestor tem a possibilidade de apontar problemas de forma mais simples e trabalhar em caminhos para resolvê-los. 

Por isso, separamos um guia de como realizar o mapeamento de processos de RH em apenas 5 passos!

Por que realizar mapeamento de processos de RH?

A principal  vantagem de realizar mapeamento de processos de RH é conseguir realizar uma análise geral de todo o processo e mensurar aquilo que está trazendo resultados desejados e aquilo que pode ser melhorado.

Outros benefícios que sua empresa pode receber ao fazer esse mapeamento, são:

  • Identificação de gargalos: permite identificar em qual etapa do processo as tarefas estão atrasando e, por qual motivo, isso está acontecendo. Com essas informações é possível desenvolver maneiras de solucionar os gargalos.
  • Padronização: garante que todos estejam realizando o trabalho da mesma forma, com a finalidade de ter um produto final com a mesma qualidade.
  • Otimização das tarefas: aumenta a produtividade e eficiência da equipe envolvida na tarefa.

Leia mais: Quais as principais dicas para digitalização do RH?

Como fazer mapeamento de processos de RH em apenas 5 passos

1- Defina os objetivos

Defina os objetivos que você quer alcançar com o mapeamento de processos de RH. Com isso, levante quais processos são os mais importantes para eles.

2- Colete as informações

Converse com os colaboradores envolvidos nos processos escolhidos para coletar informações sobre como funciona o processo e tudo o que é necessário para o bom funcionamento.

3- Faça um levantamento dos processos atuais

A próxima etapa é entender como o atual processo acontece. Faça um levantamento sobre o fluxo de trabalho, as principais atividades, quem está envolvido no processo, resultados, documentação, etc.

Uma das maneiras mais práticas de se fazer o mapeamento de processos de RH, e todos os outros processos, é com ajuda de plataformas BPM.

4- Identifique oportunidade de melhoria

Com todas as informações em mãos, é possível identificar os gargalos e etapas que estão dificultando as tarefas, como retrabalhos, excesso de volume de trabalho, atividades duplicadas, etc.

5- Automatização de processos

Para facilitar ainda mais o mapeamento de processos você pode optar por ferramentas de automação de processos, como o BPM. Dessa forma, você aumenta, ainda mais, a produtividade da equipe e diminui as chances de erros.

Confira também: Quais as vantagens da automação de processos de recursos humanos?

Conte com a Blue Service!

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma  de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code. 

Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.

Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!