Indicadores de desempenho: quais são os principais e quais as razões para gerenciar na sua empresa

Indicadores de desempenho: quais são os principais e quais as razões para gerenciar na sua empresa

indicadores de desempenho

Quando uma empresa investe seus recursos para ter mais resultados, os indicadores de desempenho são um poderoso aliado. Eles fornecem uma maneira de avaliar o quão bem a empresa está se saindo em alcançar suas metas e objetivos.

Estes indicadores de desempenho são usados ​​para medir o desempenho de uma organização ou pessoa. São as medidas quantitativas e qualitativas que mostram o desempenho de uma empresa ou pessoa.

O monitoramento de KPIs (em inglês Key Performance Indicators) ou de indicadores de desempenho além de ser a principal forma de medir o desempenho da sua empresa, também é  uma forma de melhorar o controle e a gestão.

Neste  artigo, você entenderá melhor a importância dos KPIs para tornar o planejamento ainda mais produtivo e diminuir custos corporativos. Confira!

Quais os principais indicadores de desempenho?

Existem muitos tipos diferentes de indicadores de desempenho, incluindo financeiros, operacionais, ambientais, sociais e baseados na relação com o cliente. Dos dois principais grupos de KPIs, existem os indicadores de desempenho organizacional e indicadores de desempenho individual. O primeiro inclui indicadores como lucro líquido, retorno sobre ativos, giro total de ativos, etc. O segundo tipo inclui indicadores como satisfação do cliente, taxas de retenção de colaboradores , etc.

Claro, haverá variação de negócio para negócio os KPIs que são prioritários. Em uma empresa de RH, a rotatividade de pessoas  pode ter maior relevância que em uma empresa do setor de tecnologia que prioriza o tempo de entrega dos projetos, e assim por diante.

As principais razões para gerenciar esses indicadores são:

  • Para melhorar o controle sobre o que está acontecendo na empresa;
  • Para quantificar o desempenho;
  • Estabelecer processos para uma melhor gestão.

Leia também: O que são e como calcular indicadores de desempenho de uma empresa de múltiplas unidades?

Quais as razões para gerenciar os indicadores de desempenho?

Não adianta investir em melhores resultados dentro da empresa se não monitorar os KPIs. Por meio deles, você consegue identificar mais rapidamente onde precisa de mais atenção e também onde não há tanto retorno para pensar em uma nova estratégia.

Alguns motivos para gerenciar indicadores de desempenho em sua empresa incluem:

  • Para medir a performance de diferentes áreas;
  • Quantificar o desempenho de pessoas , equipes ou projetos;
  • Identificar oportunidades  de melhoria e otimizar recursos.

Conte com tecnologias para ajudar a monitorar indicadores

Para facilitar a mensuração dos KPIs, uma ferramenta simples, intuitiva e eficiente de automação, integração e gerenciamento de processos pode auxiliar e muito.

A Blue Service, por exemplo, disponibiliza uma Plataforma BPM completa, que possibilita o acompanhamento de indicadores estratégicos. Com painéis e relatórios ultrapersonalizados, todas as informações que circulam dentro da plataforma podem gerar relatórios que espelham a visão da empresa.

Entre as principais vantagens de como calcular indicadores de desempenho com a Blue Service BPM Platform, estão:

  • KPIs configuráveis do seu jeito;
  • Um zoom na gestão com avaliação das informações de determinada área ou dos processos;
  • Relatórios para acompanhamento do desempenho do seu time, comparação de resultados e extração de insights;
  • Criação de painéis que permitem não só entender, como melhorar o cenário da empresa.

Ou seja, além de facilitar a gestão de atividades, fluxos de trabalho e processos, a Blue Service BPM Platform transforma os dados do seu negócio em informações estratégicas. 

Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!