Guia prático da plataforma BPM: pilares e benefícios
No mundo empresarial, a busca por redução de custos e redesenho de processos ajudam as corporações a cumprir com as metas estabelecidas em planejamentos trimestrais ou semestrais. Os objetivos pré-estabelecidos ganham força quando há uma solução que une aumento da produtividade com otimização de atividades. Essa é a plataforma BPM.
O Business Process Management é uma metodologia da gestão de processos que possui pilares essenciais para que a instituição se destaque frente ao mercado competitivo. Por isso, no blog de hoje, conheça mais sobre os fundamentos e os benefícios dessa tecnologia.
Você pode se interessar: 5 exemplos para não errar nas estratégias de redução de custos nas empresas
Guia prático da plataforma BPM: pilares e benefícios
Para implementar essa melhoria contínua vinda da plataforma BPM, é preciso compreender cada pilar da gestão de processo de negócios. Separamos os principais:
1- Mapeamento
É por meio do mapeamento de processos que se levanta as informações de como a empresa realiza suas atividades, qual o prazo, quais os colaboradores envolvidos e outros detalhes importantes da rotina corporativa. O conhecimento sobre o trabalho da equipe ajuda na reorganização das ações de modo que elas aconteçam em menos tempo, mas sem sobrecarregar o time.
2- Padronização
Depois de mapear e compreender como os processos atuam em sua instituição, chegou a hora de padronizá-los. A padronização de processos entra como fonte principal do realinhamento das atividades dentro de um único modelo que deve ser feito diariamente. Esse tipo de esquema da plataforma BPM mantém toda a empresa nos moldes que permitem o alcance das metas e o sucesso de todos.
3- Monitoria
O levantamento e a criação de padrões de processos com certeza já modificaram o modo da sua empresa trabalhar. O próximo passo é monitorar se os efeitos são positivos e se existe a necessidade de ajuste em alguns pontos da plataforma BPM.
4- Otimização
A busca pela otimização de processos não é uma ação que acaba. Ela continua viva dentro das empresas, já que, a partir dela, os gargalos são identificados, ajustados e as sugestões de melhorias aplicadas.
Acima, apresentamos os pilares fundamentais de toda plataforma BPM. Mas, quais benefícios essa gestão de processos trará para o meu negócio?
O primeiro é a clareza sobre os processos. O conhecimento sobre o funcionamento de todas as atividades empresariais traz uma visão holística da instituição, o que permite uma melhor tomada de decisões por parte dos gestores.
A integração e a comunicação são dois pontos fortes de quem implementa a plataforma BPM, já que um time pode ajudar o outro e, assim, todos crescem juntamente com a empresa. O maior controle sobre os processos favorece o aumento da produtividade, uma vez que o tempo de cada atividade é diminuído e otimizado pela automação, sobrando tempo hábil para o colaborador se dedicar às estratégias.
Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.
Saiba mais: O que é gestão de demanda e qual sua importância?
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!