Gestão de processos organizacionais: quais etapas para a implementação?

Gestão de processos organizacionais: quais etapas para a implementação?

gestão de processos organizacionais

Diariamente, gestores precisam lidar com diversas documentações e processos. Para que essa prática funcione e permita o bom gerenciamento da empresa, é necessário que haja agilidade nas atividades. Isso significa que a empresa precisa de uma gestão de processos organizacionais.

Instituições que procuram pela implementação dessa gestão adquirem benefícios que ajudam a alavancar o crescimento do negócio e contribuem para uma tomada de decisão mais estratégica, baseada em informações analisadas com precisão por um software para gestão de processos.

Para que não haja erros na hora de executar essa ação, explicaremos, no blog de hoje, quais são as etapas importantes do processo de implementação de uma gestão de processos organizacionais que visa o aperfeiçoamento das atividades empresariais. Confira!

Você pode se interessar: Por que investir em uma solução BPM?

Gestão de processos organizacionais: quais etapas para a implementação?

Com a gestão de processos organizacionais, é possível compreender a empresa como se fosse uma engrenagem e, a partir disso, perceber melhorias e aprimoramentos que sejam necessários para a otimização de tarefas.

Abaixo, listamos algumas etapas importantes para a implementação desse procedimento. Veja:

Planejamento

Nessa etapa, que é a primeira, é importante definir quais são os objetivos da gestão de processos organizacionais para que metas sejam alcançadas.

Modelagem

Esse tópico serve para implantar as melhorias no fluxo de trabalho. Cada etapa deve ser traçada, bem como seus responsáveis.

Simulação

O terceiro ponto é o teste de avaliação para saber se os resultados são satisfatórios. Ele serve para aprimorar a gestão de processos organizacionais para a próxima etapa.

Execução

A execução só pode ser feita após a etapa anterior. Alguns ajustes podem ser feitos, mas, a priori, já pode ser colocado em prática o procedimento.

Monitoramento

O monitoramento serve para colher informações da gestão de processos organizacionais e determinar se as metas feitas no planejamento foram atingidas.

Melhorias

É importante não realizar esse procedimento apenas uma vez. A melhoria deve ser contínua e o processo pode passar por novas modelagens.

Todos os pontos citados acima precisam de tecnologia para serem implantados com assertividade. Além disso, também é necessário destacar que o alinhamento dos valores da empresa devem estar refletidos em todos os processos.

É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.

Leia também: Por que automatizar processos para aumentar a produtividade?

Conte com a Blue Service!

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma  de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code. 

Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.

Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!