Gestão de projetos de engenharia: o que é e por que fazer?
Sua empresa já possui uma gestão de projetos? Saiba que ela pode ser muito beneficiada utilizando esse sistema organizacional. A gestão de projetos de engenharia é muito útil para organizar todos os projetos que estejam acontecendo dentro da sua empresa de engenharia.
A gestão de projetos ajuda na hora de organizar, colaborar em equipe e tornar os projetos mais confiáveis, eficientes e alinhados com os objetivos da empresa. Se sua empresa de engenharia ainda não implementou uma gestão de projetos, leia este artigo até o final, porque temos muitas informações relevantes para você!
O que é gestão de projetos de engenharia?
Como falamos anteriormente, a gestão de projetos de engenharia consiste em facilitar a organização, acompanhamento e execução dos projetos que estejam em desenvolvimento na empresa.
Ou seja, sua empresa precisa executar algumas tarefas para alcançar uma meta e entregar o serviço, é nessa hora que a gestão de projetos entra em ação. Ela permite que todos os envolvidos planejem e gerenciem as atividades com o objetivo de entregar as demandas dentro do prazo.
Leia mais: Quais as principais dicas para digitalização do RH?
Por que fazer gestão de projetos na minha empresa?
Existem muitos motivos para implementar a gestão de projetos na sua empresa, iremos falar de alguns deles aqui.
Já ficou bastante claro ao longo do texto que a principal função e vantagem da gestão de projetos de engenharia é que os projetos estejam mais claros e organizados, melhorando a produtividade e o trabalho em equipe.
Porém, outra vantagem é a possibilidade de definir metas e funções para cada projeto e colaborador. Deixando as funções claras, você aumenta a eficiência da equipe e elimina possíveis desentendimentos e confusões.
Já as metas bem definidas permitem que os colaboradores sintam-se mais motivados e tenham mais clareza no que estão fazendo.
Confira: Quais as vantagens da automação de processos de recursos humanos?
Como fazer a gestão de projetos de engenharia?
Podemos dividir a gestão de projetos de engenharia em 5 etapas:
- Iniciação: é o momento de definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto já existente.
- Planejamento: essa etapa é onde você irá providenciar tudo aquilo que for necessário para a execução da gestão de projetos de engenharia. Podem ser documentos, materiais, definir prazos, etc.
- Execução: aqui é onde o projeto é executado, cada colaborador executa sua tarefa com o objetivo de finalizar o projeto.
- Monitoramento: o quarto momento é de acompanhar tudo aquilo que está sendo realizado. Identifique áreas que podem melhorar e analise o desempenho do projeto.
- Encerramento: a última fase consiste em finalizar todas as atividades do projeto ou daquela fase.
Fazer a gestão de projetos de engenharia pode aumentar a produtividade da sua equipe, diminuir o número de falhas e retrabalho durante os projetos e realizar o monitoramento e gerenciamento completo de todos os seus projetos.
Isso tudo oferece mais organização, aprimora o trabalho em equipe e aumenta a qualidade do serviço final, tornando-os mais confiáveis.
Veja também: Quais os principais objetivos do CEP – controle estatístico do processo?
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!