Como fazer mapeamento de processos para organizar a empresa?
Uma representação gráfica de todas as ações de uma empresa facilita o entendimento de gestores e colaboradores acerca do fluxo de trabalho. Isso se chama mapeamento de processos e é uma tarefa responsável por aumentar a produtividade do negócio, já que otimiza os procedimentos atuais em busca da melhora da gestão empresarial.
No blog de hoje, falaremos sobre como fazer mapeamento de processos para organizar a empresa de modo que você possa começar hoje mesmo. Confira abaixo!
Você pode se interessar: Por que investir em uma solução BPM?
Como fazer mapeamento de processos para organizar a empresa?
Para organizar processos, é preciso determinar ações menores que irão compor o fluxo de trabalho. Uma boa gestão deve implementar e acompanhar esse desenvolvimento. Existem algumas perguntas que devem ser respondidas nessa estruturação:
- Quais são as atividades contidas?
- Qual a importância dessas atividades?
- Quantos recursos humanos, máquinas, técnicas e tecnologias estarão envolvidas na atividade?
- Em que ordem realizar as tarefas? Com quais outras atividades ela se relaciona para ser executada?
As técnicas utilizadas para o mapeamento de processos passam por: Fluxogramas de processo, de trabalho ou funcional, gráfico de processo funcional, modelo de processo; diagrama de fluxo de negócios e diagrama de fluxo de processos. Todas elas são responsáveis por sistematizar as atividades empresariais.
Os softwares de tecnologia que ajudam no mapeamento de processos garante a segurança de dados e, por isso, é o mais indicado quando o assunto é desenho de processos. Uma ferramenta BPM, por exemplo, permite que seja inserida cada tarefa e seus responsáveis, juntamente com as categorias do negócio.
Uma das últimas estratégias antes da implantação do mapeamento de processos é delimitar quais os objetivos do mesmo. Alguns deles são: encontrar gargalos na produtividade, melhorar a integração entre processos, implementar uma solução de gestão de processos, ter controle do que é possível reduzir financeiramente, ver quais tarefas são automatizáveis e agilizar o tempo de produção.
Depois de implementar, é necessário criar indicadores de desempenho para monitorar se há eficácia nos processos. Essas métricas auxiliam a identificar falhas e melhorias contínuas.
É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.
Leia também: Por que automatizar processos para aumentar a produtividade?
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!