Com automação de processos, Sigvaris agiliza logística reversa

Com automação de processos, Sigvaris agiliza logística reversa

Empresa adotou tecnologia da Blue Service conquistando maior eficiência operacional

Sigvaris, fabricante de produtos de compressão da área médica, implementou um projeto de automação de processos em busca de melhorar sua eficiência operacional e experiência do cliente.

Com a tecnologia da Blue Service, a empresa conseguiu deixar de enviar mais de 14 mil e-mails, alcançando ganhos de eficiência, reduzindo tempos de operação nos fluxos de devolução, pagamentos e reclamação. O objetivo era aumentar a praticidade e agilidade e, ainda, proporcionar maior satisfação aos clientes com redução de custos.

Inicialmente, a empresa tinha como desafio aumentar a eficiência dentro do seu processo de logística reversa. Coordenar e lidar com todos os fluxos que envolvem esse processo, desde a notificação e o contato do cliente até, de fato, a conclusão do processo de devolução e troca dos produtos, tende a ser complexo. No caso da Sigvaris, isso refletia em trocas de e-mails extensas, tempo de comunicação mais demorado e a perda de histórico.

Para cada processo de devolução, por exemplo, fazia-se necessário o envio de cinco e-mails. Isso refletia na ineficiência e insatisfação dos clientes. Como uma resposta estratégica para melhorar esse processo, a empresa implementou a Blue Service BPM Platform, que permite a ultra personalização, para automação, gestão e integração de processos.

Adriana Souza, coordenadora de administração de vendas da Sigvaris, conta que, além da busca por produtividade e agilidade, a automação teve ainda outros motivadores, inclusive econômicos. A possibilidade de otimizar processos visando a redução de custos operacionais foi um deles. Além disso, rastrear e manter um histórico detalhado das interações e transações eram também necessidades da fábrica, localizada em Jundiaí (SP).

“A Blue Service BPM Platform ofereceu recursos que prometiam melhorar a visibilidade e a gestão do histórico, facilitando a tomada de decisões informadas e também que nos resultariam em economias significativas a longo prazo. Além disso, solucionou o desafio de adaptação tecnológica, proporcionando assim um ambiente mais moderno e preparado para futuras evoluções”, ressalta.

Para lançar o projeto, a Sigvaris optou em focar nos processos de devolução, pagamentos e reclamação, buscando aumentar a praticidade e agilidade dessas operações. Segundo Adriana, as mudanças alcançadas com o uso da tecnologia trouxeram um impacto significativo nos negócios, proporcionando economia de tempo, agilidade, resolução rápida e, acima de tudo, a satisfação do cliente, sendo um dos principais objetivos da empresa.

“Após a implementação das mudanças nos processos, observamos uma melhoria significativa em diversos aspectos. Em termos qualitativos, a satisfação do cliente aumentou consideravelmente, refletindo-se em feedbacks mais positivos e uma relação mais harmoniosa com nossa base de usuários. Além disso, quantitativamente, notamos ganhos de eficiência notáveis, com redução importante nos tempos de operação, resultando em processos mais ágeis e menos propensos a erros. Esses resultados refletem diretamente em nosso objetivo principal de proporcionar uma experiência mais eficaz e satisfatória para nossos clientes”, reforça a coordenadora.

A ideia é que o projeto evolua em breve para a automação de outros processos dentro da Sigvaris, inclusive em outros países. A Sigvaris conta com quatro unidades fabris (Suíça, França, Brasil e Estados Unidos) e subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália e México.

Fonte: https://itforum.com.br/noticias/sigvaris-agiliza-logistica-reversa/