Com automação de processos, Sigvaris agiliza logística reversa
Empresa adotou tecnologia da Blue Service conquistando maior eficiência operacional
A Sigvaris, fabricante de produtos de compressão da área médica, implementou um projeto de automação de processos em busca de melhorar sua eficiência operacional e experiência do cliente.
Com a tecnologia da Blue Service, a empresa conseguiu deixar de enviar mais de 14 mil e-mails, alcançando ganhos de eficiência, reduzindo tempos de operação nos fluxos de devolução, pagamentos e reclamação. O objetivo era aumentar a praticidade e agilidade e, ainda, proporcionar maior satisfação aos clientes com redução de custos.
Inicialmente, a empresa tinha como desafio aumentar a eficiência dentro do seu processo de logística reversa. Coordenar e lidar com todos os fluxos que envolvem esse processo, desde a notificação e o contato do cliente até, de fato, a conclusão do processo de devolução e troca dos produtos, tende a ser complexo. No caso da Sigvaris, isso refletia em trocas de e-mails extensas, tempo de comunicação mais demorado e a perda de histórico.
Para cada processo de devolução, por exemplo, fazia-se necessário o envio de cinco e-mails. Isso refletia na ineficiência e insatisfação dos clientes. Como uma resposta estratégica para melhorar esse processo, a empresa implementou a Blue Service BPM Platform, que permite a ultra personalização, para automação, gestão e integração de processos.
Adriana Souza, coordenadora de administração de vendas da Sigvaris, conta que, além da busca por produtividade e agilidade, a automação teve ainda outros motivadores, inclusive econômicos. A possibilidade de otimizar processos visando a redução de custos operacionais foi um deles. Além disso, rastrear e manter um histórico detalhado das interações e transações eram também necessidades da fábrica, localizada em Jundiaí (SP).
“A Blue Service BPM Platform ofereceu recursos que prometiam melhorar a visibilidade e a gestão do histórico, facilitando a tomada de decisões informadas e também que nos resultariam em economias significativas a longo prazo. Além disso, solucionou o desafio de adaptação tecnológica, proporcionando assim um ambiente mais moderno e preparado para futuras evoluções”, ressalta.
Para lançar o projeto, a Sigvaris optou em focar nos processos de devolução, pagamentos e reclamação, buscando aumentar a praticidade e agilidade dessas operações. Segundo Adriana, as mudanças alcançadas com o uso da tecnologia trouxeram um impacto significativo nos negócios, proporcionando economia de tempo, agilidade, resolução rápida e, acima de tudo, a satisfação do cliente, sendo um dos principais objetivos da empresa.
“Após a implementação das mudanças nos processos, observamos uma melhoria significativa em diversos aspectos. Em termos qualitativos, a satisfação do cliente aumentou consideravelmente, refletindo-se em feedbacks mais positivos e uma relação mais harmoniosa com nossa base de usuários. Além disso, quantitativamente, notamos ganhos de eficiência notáveis, com redução importante nos tempos de operação, resultando em processos mais ágeis e menos propensos a erros. Esses resultados refletem diretamente em nosso objetivo principal de proporcionar uma experiência mais eficaz e satisfatória para nossos clientes”, reforça a coordenadora.
A ideia é que o projeto evolua em breve para a automação de outros processos dentro da Sigvaris, inclusive em outros países. A Sigvaris conta com quatro unidades fabris (Suíça, França, Brasil e Estados Unidos) e subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália e México.
Fonte: https://itforum.com.br/noticias/sigvaris-agiliza-logistica-reversa/