O BPM na indústria 4.0

A indústria 4.0 é uma realidade. As soluções tecnológicas se tornaram essenciais para que a empresa decole no mercado cada vez mais competitivo. O termo 4.0 vem da criação de ferramentas como computação em nuvem, machine learning e Internet das coisas. Junto deles, podemos citar, também, o BPM na indústria 4.0
O aprimoramento que o BPM traz para as organizações interfere positivamente na produtividade, na redução de custos e na melhoria contínua dos processos. Mas, quais os outros pontos positivos dessa nova gestão empresarial tão importante? Confira no blog de hoje.
Você pode se interessar: Por que investir em uma solução BPM?
O BPM na indústria 4.0
O mapeamento dos processos auxilia os gestores a conhecerem todas as atividades da empresa, inclusive, quem são seus responsáveis e quanto tempo elas demoram. Tudo isso para que elas possam ser automatizadas por um BPM na indústria 4.0 e, assim, garantirem outras vantagens como:
- Gerenciar recursos empresariais
- Minimizar a burocracia
- Eliminar tarefas repetitivas
- Implementar sistemas de gestão
- Coordenar tarefas para atingir os objetivos do negócio.
Outros aspectos importantes a serem considerados são: integração e reformulação da metodologia. O primeiro é composto pela união de todas as áreas da instituição a fim de centralizar informações, essas que podem ser usadas no dia a dia ou de maneira estratégica para um planejamento. Com os departamentos interligados, é possível concentrar e compreender as ações de forma que beneficie e otimize todos os setores envolvidos.
As potenciais mudanças que o BPM na indústria 4.0 estabelece quanto à reformulação dos métodos é a evolução constante dos próprios processos. Os mecanismos tecnológicos não param de se aprimorar, por isso, sempre existem possíveis melhorias. Essas que só são relevantes quando se decide prazos, responsabilidades, e quando a equipe conta com a ajuda de um gerenciamento de processos de negócios.
A cultura organizacional que não se desprender de velhos hábitos e impulsionar seu crescimento com o BPM na indústria 4.0 pode sofrer com as consequências de processos travados e sem agilidade.
É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.
Leia também: Por que automatizar processos para aumentar a produtividade?
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com processos de RH indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!