O que é gestão de demanda e qual sua importância?
A gestão de demanda é o processo de identificar, priorizar, executar e monitorar as atividades da empresa que visam atender tanto às necessidades dos clientes como as do próprio negócio. Para que o trabalho seja eficiente, é necessário um padrão nas resoluções, que resulta na ordem correta do fluxo processual e na satisfação do consumidor.
Os benefícios da estruturação das iniciativas vão desde a identificação de gargalos que atrapalham o andamento das atividades, até o cumprimento de prazos com maior facilidade. É possível ver, também, a criação de novas regras internas e externas para otimizar toda a instituição.
No blog de hoje, aprenda mais sobre a gestão de demanda e sua importância no ambiente corporativo.
Você pode se interessar: O BPM na indústria 4.0
O que é gestão de demanda?
A gestão de demanda é uma prática que permite o melhor gerenciamento das iniciativas empresariais. Por meio desse controle, os recursos disponíveis são avaliados, bem como a disponibilidade da equipe para a execução. Toda essa estratégia organizacional direciona a aplicação dos fundos de forma que proporcione resultados positivos mais rapidamente.
De forma breve, gerir as demandas é uma forma de encontrar o equilíbrio entre os processos e a capacidade do time em atendê-los.
Leia também: Como a tecnologia 5G pode auxiliar na aceleração de processos?
Qual a importância da gestão de demanda?
O primeiro ponto importante da gestão de demanda é a redução de falhas. Quando há constância na resolução dos processos, menor a chance de erros. Dessa forma, o controlar as atividades corporativas otimiza os procedimentos e aumenta a produtividade da equipe, que terá menos retrabalho.
A maior assertividade nas decisões também é imprescindível quando o assunto é gestão de demanda. Na hora de determinar ações, a organização do fluxo de processos ajuda os gestores a decidirem baseados em informações coletadas pela padronização. Sendo confiáveis, os dados trazem segurança para novos projetos ou a pausa de um antigo.
Os prazos são um dos maiores desafios nas empresas. Por isso, a gestão de demanda auxilia no cumprimento das datas, evitando que a equipe seja sobrecarregada e priorizando os processos cruciais.
Além dessas vantagens, a visão holística do fluxo de trabalho é um fator benéfico pois garante maior visibilidade e controle das demandas, seus responsáveis e resultados.
É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.
Saiba mais: Gestão de processos organizacionais: quais etapas para a implementação?
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!