Tecnologias disruptivas que serão tendência em 2023

Tecnologias disruptivas que serão tendência em 2023

tecnologias-disruptivas

O processo de transformação digital foi bastante acelerado graças às necessidades causadas pela pandemia e o isolamento social. Muitas empresas precisaram se adaptar rapidamente para que pudessem acompanhar o mercado.

Passado esse período, a transformação digital ainda é assunto para muitas empresas. De acordo com o relatório de tendências da Gartner, 94% dos CEO têm interesse em continuar a transformação digital iniciada durante a pandemia.

Entre as diversas mudanças causadas por essa transformação, temos a criação e popularização de tecnologias disruptivas. As tecnologias disruptivas são inovações tecnológicas que possibilitam substituir ou otimizar um processo já existente. 

Isso permite novas maneiras de executar essas atividades, além de automatizar e otimizar muitas delas. Com isso, a produtividade e eficiência da equipe é elevada.

Neste artigo, falaremos sobre as principais tecnologias disruptivas que serão tendências em 2023 e que sua empresa precisa conhecer.

Leia mais: As principais tecnologias em gestão de serviços jurídicos

Tecnologias disruptivas que serão tendência em 2023

Realidade virtual

Uma das tecnologias disruptivas que estará em alta em 2023 é a realidade virtual, essa tecnologia é capaz de inovar em diversos setores, desde designers e arquitetos até varejistas.

Com ela é possível criar “ambientes virtuais” que permitem ao usuário se conectar e se sentir como se estivesse presente em um ambiente real. 

5G

O 5G é uma tecnologia disruptiva que vai garantir muito mais velocidade de internet e navegação para todos os usuários. Isso poderá ser usado tanto por empresas, para garantir a melhor experiência e conectividade para seus clientes, ou pelos próprios usuários, que terão um acesso mais veloz à internet.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia disruptiva que permite mesclar o mundo real com o mundo virtual. Diferente da realidade virtual, onde o usuário é “transportado” para o digital, na realidade aumentada as atividades ainda são realizadas no mundo real, adicionando elementos virtuais na nossa realidade.

ESG

O ESG (sigla em inglês para Meio ambiente, Social e Governança) é uma grande tendência para 2023 e nos próximos anos, esse conceito busca utilizar tecnologias e políticas corporativas para deixar sua empresa mais sustentável.

Tecnologia em nuvem

As tecnologias em nuvem já são bastante utilizadas, mas para os próximos anos, a tendência é que elas sejam muito mais utilizadas. A nuvem permite que qualquer pessoa acesse documentos, arquivos, softwares e ferramentas de qualquer lugar do mundo e em qualquer dispositivo.

Automação dos processos

Por fim, uma tecnologia disruptiva que será tendência para 2023 são as ferramentas de automação de processos, como o BPM. Com elas, você consegue automatizar tarefas repetitivas e maçantes, fazer a gestão de múltiplos processos e melhorar a produtividade e a eficiência da sua empresa.

Confira: Gestão de projetos de engenharia: o que é e por que fazer?

Melhore a sua gestão empresarial com o BPM da Blue Service!

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma  de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code. 

Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.

Quer saber mais sobre como nós podemos melhorar a produtividade da sua empresa? Solicite uma demonstração agora mesmo