Entenda a relação entre BPM e indicadores de performance
Você já ouviu falar em KPIs? Um Key Performance Indicator, em português Indicador-Chave de Performance, é essencial para você analisar dados e informações sobre sua empresa e tomar as melhores decisões de acordo com essas métricas.
Uma ferramenta de BPM, associada a indicadores de performance bem definidos, possibilita a criação das melhores estratégias para otimizar os processos. Por isso, neste artigo, você irá entender tudo sobre os indicadores de performance e qual a relação com BPM.
O que são indicadores de performance
A primeira coisa que precisamos saber é o que são indicadores de performance. Como falamos, eles também são chamados de KPI e respondem aos gestores da sua empresa questões relacionadas ao desempenho de cada função.
É muito importante que tais indicadores sejam quantificáveis, para ser possível visualizar a evolução dos processos, sejam em sua totalidade ou em uma parte específica. Isso quer dizer ser necessário que os indicadores sejam medidos em valores concretos, como números, e não algo subjetivo.
Os indicadores de performance que serão utilizados por cada empresa vão conforme os gestores e aquilo que deseja-se mensurar.
Leia mais: Quais os principais objetivos do CEP – controle estatístico do processo?
Indicadores de performance no BPM
Utilizar BPM aliados a indicadores de performance permite aos gestores traçar objetivos e monitorar suas ações. Por meio da análise dos dados, é possível observar de onde é necessária uma interferência.
Isso impacta diretamente na redução de custos, transparência dos processos, aumento da produtividade e melhora do controle na empresa.
Existem diversos indicadores de performance, mas quando falamos de BPM, temos alguns considerados mais importantes do que outros. Por isso, vamos apresentar os principais KPIs utilizados no BPM.
Qualidade
Esse indicador serve para identificar o número de produtos fora do padrão. Isso pode ser obtido através do número total de produções em relação àquelas que não atendem às expectativas.
Produtividade
Os indicadores de produtividade são referentes às entregas de produtos e serviços em determinado tempo. É importante ressaltar que esses dados devem ser acompanhados em conjunto com o KPI de qualidade, já que o objetivo da empresa é atender às necessidades dos clientes da melhor maneira possível e não apenas produzir em grande quantidade.
Capacidade
Por último, o indicador de capacidade permite obter informações sobre quantas produções podem ser feitas no tempo disponível.
Diferentemente da produtividade, a capacidade está associada ao quanto a empresa pode entregar.
Confira também: Indicadores de desempenho: quais são os principais e quais as razões para gerenciar na sua empresa
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!