CRM e BPM: como essas estratégias podem ser eficazes juntas?
Unir as estratégias de CRM (Customer Relationship Management) e BPM (Business Process Management) em uma empresa pode trazer ganhos excelentes para o negócio. Por isso, líderes de diversas instituições já estão colocando em prática essa integração.
Mas, como CRM e BPM podem se beneficiar e trazer bons resultados para uma empresa? A seguir, vamos explicar como elas são eficazes juntas para que você possa realizar essa mudança em seu negócio. Confira!
Como CRM e BPM podem funcionar bem juntas
De forma geral, um sistema de CRM tem como objetivo aprimorar a relação entre os consumidores e a empresa. Já o BPM tem como principal propósito melhorar fluxos de trabalho ao aprimorar processos e torná-los mais eficientes.
Para isso, um software de BPM realiza várias atividades, como automatizar procedimentos e fornecer métricas essenciais para o crescimento da instituição. Sendo assim, ao unir essas duas estratégias em um mesmo sistema sua empresa será capaz de melhorar bastante os resultados do CRM.
Afinal, com uma solução que é focada apenas em CRM você não vai obter tantos dados interessantes e facilidades, já que o foco dessa estratégia é especificamente o cliente. E o que muda na integração do CRM e BPM?
Um software de CRM vai, por exemplo, armazenar informações sobre os consumidores, mas ele não vai atualizá-las ou mandá-las automaticamente para novos colaboradores. Entretanto, uma solução de BPM e CRM é capaz de realizar essas atividades.
Outro exemplo interessante de mudança é que com um único sistema, leads podem ser enviados automaticamente para o time de vendas. Além disso, ao integrar ambas as estratégias, sua empresa vai conseguir armazenar dados distintos em uma mesma plataforma.
Então, acessá-los será uma tarefa mais prática e, ainda, o compartilhamento de informações de diferentes setores será simplificado. Todas essas mudanças geram vantagens fundamentais para uma instituição que deseja crescer e aprimorar os seus resultados.
Benefícios de unir essas estratégias
Clareza na criação de KPIs
Como o objetivo do BPM é aprimorar processos e assim obter melhores resultados, ele fornece mais informações sobre o gerenciamento para que os gestores possam ter todos os dados em mãos e conseguirem analisá-los.
Sendo assim, a criação de KPIs (Key Perfomance Indicators) é mais eficiente, pois é mais fácil notar quais indicadores realmente são relevantes para a análise do desempenho da empresa. Ademais disso, essa visão geral fornecida pela união de CRM e BPM também facilita a identificação de áreas que precisam de atenção e melhorias.
Monitorar os KPIs corretos e saber em quais locais uma empresa precisa aprimorar os seus serviços são ações muito positivas, porque elas auxiliam no melhoramento de processos e, consequentemente, no crescimento da instituição.
Maior entendimento sobre o negócio e o público
Com essas duas estratégias unidas, uma empresa também é capaz de ter um entendimento maior sobre si mesma e seu público. Isso acontece porque a integração permite que os profissionais saibam exatamente os lucros que foram obtidos com cada cliente, o número de leads perdidos, gerados (e também quais desses foram perdidos durante a jornada).
Ao obter esses dados e as informações sobre cada cliente ainda é possível entender melhor os tipos de persona que o negócio está atingindo. Ter um entendimento mais profundo sobre a própria empresa e sobre o público-alvo é fundamental para que os profissionais possam criar estratégias eficientes que auxiliem no crescimento e fortalecimento do negócio.
Aumento do número de oportunidades
O CRM armazena informações sobre cada consumidor para otimizar a relação da empresa com todos eles. O BPM utiliza esses dados para criar oportunidades de negócio para a empresa.
Sendo assim, essas estratégias unidas aumentam o número de oportunidades de vendas. Como foi dito, com essa integração, os leads gerados podem ser enviados diretamente para o time de vendas. Dessa forma, a resposta dos vendedores é rápida e eles têm mais chances de conquistar o consumidor.
Mas essa não é a única técnica que o CRM e BPM utilizam para melhorar as oportunidades da empresa. De acordo com o perfil de cada cliente, o BPM consegue oferecer ofertas personalizadas para os consumidores e ainda melhorar o cross selling e up selling da empresa.
Facilidade de adaptação
Com todas as informações reunidas em um mesmo sistema é mais fácil para os gestores identificarem problemas assim como soluções. Sendo assim, a adaptação ocorre mais facilmente nesse cenário, porque os profissionais sabem o que precisa ser atualizado ou modificado para que a empresa atinja melhores resultados.
Além de ser mais fácil se adaptar nesse contexto, a mudança tende a ser mais ágil. Isso acontece justamente porque a empresa tem acesso aos dados mais rapidamente com um sistema integrado e a avaliação das informações fornecidas é simples. Isto é, não é preciso ser um especialista para compreender os dados disponibilizados.
Aprimoramento da experiência do consumidor
Outro grande benefício de integrar as estratégias é que unidas elas aprimoram a experiência do consumidor. Mas, como isso é possível? O CRM consegue ter acesso a processos empresariais e recursos de outras áreas da instituição com o BPM. Dessa forma, ele pode oferecer soluções mais adequadas para os consumidores e de maneira mais ágil.
Com isso, a gestão de relacionamento com o cliente consegue ajudá-lo verdadeiramente e esse se sente mais satisfeito e contente com a empresa. Melhorar a experiência do cliente é algo que as instituições sempre devem buscar, pois além de deixar o consumidor mais satisfeito, essa ação aprimora a imagem da empresa no mercado.
Ao unir as estratégias de CRM e BPM sua empresa vai ter uma visão mais ampla de seu funcionamento ao analisar indicadores que realmente interessam e compreender melhor suas personas. Sendo assim, ela poderá se adaptar mais facilmente e corrigir de maneira mais ágil as áreas que não estão trazendo bons resultados para o negócio.
E as soluções encontradas serão mais eficientes, pois o entendimento dos profissionais sobre o negócio será maior. Ainda, com essa integração você vai aumentar as oportunidades de vendas e aprimorar o seu relacionamento com os consumidores.
Ou seja, a instituição vai crescer e se fortalecer no mercado. Então, se sua empresa ainda não uniu CRM e BPM, ela não pode perder mais tempo. Caso você ainda não saiba qual software utilizar e como fazer essa integração, entre em contato conosco para lhe ajudarmos nesse processo!