Workflow: 4 motivos para implementar no seu negócio
Você já ouviu falar em “workflow”? Esse conceito pode ser traduzido como “fluxo de trabalho”. Ou seja, são as tarefas e processos necessários para a realização de uma atividade. É muito comum que esse termo seja utilizado para designar ferramentas ou métodos de automação de desempenho nas empresas.
Dessa forma, as informações e dados relacionados às tarefas realizadas pelos colaboradores seguirão um fluxo adequado para que os resultados esperados sejam alcançados.
Imagine que para completar uma iniciativa é necessário realizar uma série de pequenas tarefas, que serão realizadas por alguns colaboradores em um determinado período. São tantas variáveis que pode ser bem difícil organizar tudo, não é?
É neste cenário que o uso da tecnologia se torna tão importante e recomendado, já que, através de softwares, a automatização dos processos permite que seu negócio seja muito mais eficiente.
Se você quer entender mais sobre workflow e conhecer 4 motivos para implementar na sua empresa, continue acompanhando nosso artigo!
Saiba mais: O que é gestão de demanda e qual sua importância?
4 motivos para implementar na sua empresa
Implementar workflow na sua organização pode trazer diversos benefícios e ótimos resultados, por isso, separamos alguns desses benefícios que vão te convencer a usar na sua empresa.
Estabelecimento de responsabilidades
Um dos principais benefícios é a possibilidade de estabelecer responsabilidade para cada colaborador. Isso permite que você acompanhe de perto quem é a pessoa que deve realizar aquela tarefa no momento e quanto tempo essa tarefa deverá levar para ser concluída.
Mensurar performance
Algumas ferramentas de workflow, como o BPM, por exemplo, permite que as empresas registrem todas as performances e realize o monitoramento em tempo real. Isso faz com que você tenha uma visão geral de todo o processo, tornando possível mensurar os indicadores de maneira ágil e fácil.
Envolver os colaboradores
O workflow é desenhado e padronizado por processos definidos pelos próprios colaboradores. Ou seja, o trabalho estará envolvendo as próprias pessoas que executarão as tarefas necessárias para cada atividade.
Estrutura dos processos
Uma empresa que utiliza workflow se mostra alinhada em torno dos processos de negócios a serem realizados, nas atividades e no conhecimento dos profissionais. Dessa forma, as equipes terão suas responsabilidades estabelecidas de maneira prévia, já na etapa de desenho dos processos.
Leia mais: Descubra os benefícios da padronização de processos
Workflow e BPM
O BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio) é um sistema com funções mais amplas do que o workflow, já que ele vai além de modelar e redesenhar os processos, ele também os automatiza, fornecendo um painel de controle com informações em tempo real sobre o desempenho dos processos.
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!