Qual a diferença entre RPA e BPM?
Quem não quer otimizar sua empresa para que ela gere mais resultados e tenha a melhor produtividade, não é? É por isso que algumas tecnologias chegaram para mudar o mundo e otimizar nosso mercado.
Entre essas tecnologias podemos destacar o RPA (Robotic Process Automation), ou Automação de Processos Robóticos e o BPM, Gerenciamento de Processos de Negócios. Se você tem dúvidas sobre qual escolher, explicaremos sobre as opções RPA e BPM para que compreenda melhor. Acompanhe!
Leia mais: Como a plataforma BPM pode dar suporte ao ESM?
O que é RPA?
RPA é uma tecnologia de software que automatiza tarefas repetitivas, geralmente operacionais, presentes em várias áreas de uma empresa.
Por exemplo, para não perder horas preenchendo planilhas repetitivas, com o RPA, você e seus colaboradores podem dedicar tempo a tarefas mais importantes.
Além disso, os robôs de softwares conseguem interpretar códigos, extrair dados, disparar respostas, se comunicar com outros sistemas e realizar diversas outras ações automaticamente.
Confira: Como a integração de sistemas influencia na transformação digital?
O que é BPM?
Diferentemente do RPA, o BPM é uma metodologia que garante a eficiência e a melhoria dos processos de negócio. Isso inclui reformulação das operações e padronização do workflow de atividades, sistematizando-os.
A identificação de gargalos também é um diferencial do BPM, além de fornecer insights para o planejamento mais assertivo do futuro empresarial. Uma boa plataforma BPM permite a realização das automações de um RPA.
Por exemplo, realizar a leitura e resposta automática de e-mails, preencher formulários, gerar arquivos, entre outras funções comuns de um RPA. Porém, o BPM proporcionam melhor gestão e garantindo que sua organização precise apenas de um suíte para as demandas.
Qual a diferença entre RPA e BPM?
Vamos para as principais diferenças entre RPA e BPM. Enquanto BPM é uma ferramenta de gestão com um objetivo mais amplo dentro da organização, podendo envolver transformações a longo prazo e estruturais, as soluções e técnicas de RPA são focadas em atividades pontuais. Mas em questão de implementação, o BPM é mais simples e direcionado para atividades específicas, sem envolver muita complexidade.
Enquanto o RPA é feito por robôs, a plataforma BPM é um conjunto de softwares, não uma única ferramenta. O conceito dessa tecnologia é muito amplo. Além disso, tanto o RPA, quanto o BPM podem gerar impactos imediatos. Porém, o BPM é responsável por uma transformação maior.
Já o RPA é mais simples, direcionado para algumas especificidades da TI. O grande diferencial dos dois é que o BPM tem mudanças a longo prazo, por toda a transição e profundidade que ele traz, melhorando o controle, aumentando a produtividade e eficiência, além de reduzir custos e alcançar resultados mais rapidamente.
Saiba mais: BPM como aliado da gestão de conhecimento organizacional
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!