Como desenvolver inteligência operacional?
O modo de organizar as operações empresariais mudou conforme a chegada dos avanços tecnológicos. A transformação digital provocada pelos avanços tecnológicos possibilitou o desenvolvimento da inteligência operacional, que torna a tomada de decisão por parte dos gestores mais assertiva e impulsiona o desempenho da instituição.
Informações em tempo real fornecem dados que asseguram mudanças baseadas em análises. Essa prática garante que a empresa não estará definindo metas e planejamentos às cegas.
No blog de hoje, aprenda como desenvolver a inteligência operacional da sua empresa para maximizar os resultados.
Você pode se interessar: O BPM na indústria 4.0
Como desenvolver inteligência operacional?
Para obter maior visibilidade do negócio, a inteligência operacional conta com o auxílio de ferramentas como o BPM. Esse tipo de solução é dinâmica, rápida e possui a capacidade de ajudar gestores a pensarem em resoluções imediatas mediante as informações geradas pela tecnologia.
O destaque das falhas e o rastreamento de possíveis causas entram como benefícios da gestão de processos de negócios. A partir dela, veja como desenvolver a inteligência operacional da sua organização:
Mapeie de processos
A compreensão dos processos é o primeiro passo para desempenhar a inteligência operacional com eficiência. O mapeamento das atividades é uma forma de organizar os objetivos da empresa, ver quais etapas necessitam de automação e quais podem ser descartadas.
Padronize processos
A padronização dos processos operacionais otimiza os recursos de negócio, já que as atividades automatizadas evitam retrabalho, diminuem falhas e garantem que os colaboradores sejam alocados onde não repitam ações manuais.
Monitore atividades
Não é porque os processos foram mapeados e padronizados que a busca pela inteligência operacional acabou. O monitoramento de desempenho faz com que a empresa esteja sempre aprimorando suas etapas.
Faça relatórios personalizados
Para que o planejamento seja feito com base em dados úteis, os relatórios personalizados devem se tornar uma rotina no ambiente corporativo. Semanais, mensais ou trimestrais, eles precisam ser discutidos para que os gestores possam tomar decisões assertivas de acordo com a performance obtida no tempo analisado.
Capacite colaboradores
A motivação dos funcionários é a engrenagem que torna a empresa mais competitiva. Por isso, ao implementar uma nova tecnologia, capacite os colaboradores para que eles se tornem mais produtivos e estratégicos.
Esses são os benefícios da automação de processos. Essa prática maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.
Saiba mais: Gestão de processos organizacionais: quais etapas para a implementação?
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!