Garanta a confiabilidade dos processos com o BPM

Garanta a confiabilidade dos processos com o BPM

confiabilidade dos processos

Ter a melhor confiabilidade dos processos é fundamental para uma empresa. Atualmente, o mercado é extremamente competitivo e isso exige que os melhores produtos e serviços sejam entregues para os clientes.

Isto é, seu produto deve gerar mais valor do que os concorrentes, fazendo com que os clientes optem pelo que você oferece. E como fazer isso? Através da gestão e da confiabilidade de processos.

Um estudo da ABPMP (Association Business Process Management Professionals) revelou que 67% das empresas que fazem gestão de processos aumentam a produtividade e sentem melhoria de percepção de valor pelos clientes.

Remodelar o negócio é um diferencial que coloca a empresa à frente dos concorrentes. Além de melhorar a competitividade e destacar a marca no mercado, a gestão de processos garante uma série de vantagens.

Conceitos de confiabilidade dos processos

Para otimizar a confiabilidade dos processos é necessário entender alguns conceitos. Confiabilidade é definida como a capacidade de desempenhar, sem falhas, dada tarefa sob certas condições e dentro de um período determinado.

Na hora de medir os resultados dos processos e identificar possíveis gargalos e melhorias, você pode considerar alguns pontos importantes:

  • Tempo médio entre falhas: é o intervalo médio entre 2 falhas consecutivas;
  • Duração de vida: período em que um sistema consegue se manter trabalhando;
  • Tempo médio para a falha: média dos tempos de funcionamento sem considerar o tempo de manutenção;
  • Confiabilidade estimada: é medida por ensaios empíricos;
  • Confiabilidade calculada: constatada durante o dia a dia;
  • Disponibilidade: É a medida em que um item estará operável de forma confiável no início da operação que deve ser cumprida.

Leia mais: Como a automação de processos ajuda no trabalho híbrido

Como otimizar a confiabilidade dos processos com BPM

Agora que você já sabe o que é confiabilidade dos processos e os principais conceitos, com certeza quer saber como otimizá-la. Utilizar um sistema de BPM já trará mais confiabilidade para o seu serviço e produtos.

Isso acontece porque ao conhecer melhor sua equipe, os processos e tudo o que acontece na sua empresa, fica mais fácil identificar pontos que podem ser melhorados. Além disso, contar com técnicas de gestão, controle, mapeamento, monitoramento e automação de processos.

Essas funcionalidades permitirão a você: estudar os processos, ter mais profissionalismo na administração, integrar os processos e utilizar indicadores de produtividade. Dessa forma, a confiabilidade dos processos e produtos será alcançada, trazendo resultados conforme os objetivos da empresa e garantindo maior lucratividade. 

Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.

Confira: Conheça os principais desafios da gestão de equipes 

Conte com a Blue Service!

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma  de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code. 

Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.

Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!