5 exemplos para não errar nas estratégias de redução de custos nas empresas

5 exemplos para não errar nas estratégias de redução de custos nas empresas

Colocar estratégias de redução de custos nas empresas nem sempre é uma tarefa fácil. Essa prática exige muita organização na hora de diminuir gastos para aumentar a lucratividade. É necessário saber tudo sobre os processos operacionais para descobrir em quais pontos se pode mexer.

Tomar decisões sem um planejamento impacta diretamente nas finanças dos negócios trazendo prejuízos em vez de redução de custos. Sem contar que, essa análise , também ajuda a não afetar a qualidade final do produto ou serviço.

Hoje, você verá 5 exemplos para não errar nas estratégias de redução de custos nas empresas. Acompanhe a leitura!

Você pode se interessar: O BPM na indústria 4.0

5 exemplos para não errar nas estratégias de redução de custos nas empresas

As estratégias de redução de custos nas empresas tem como objetivo maximizar os lucros e evitar desperdícios. Para que isso aconteça, é preciso identificar todos os gastos das áreas empresariais e criar diretrizes para sua execução eficiente.

Abaixo, descubra quais estratégias de redução de custos nas empresas são prioridades na hora de realizar essa prática:

1- Corte gastos não estratégicos

Depois de investigar quais gastos não são estratégicos, é necessário cortá-los. Nem todos precisam ser reduzidos drasticamente, alguns podem ser diminuídos gradativamente. O importante é visualizar quais custos atrapalhavam na vantagem competitiva. Separamos alguns exemplos: energia elétrica, equipamentos, matéria prima, aluguel e tributos.

2- Revise investimentos

Realocar as verbas de investimentos após perceber que eles não dão retorno positivo como antes é uma boa forma de reduzir custos, já que o que não é mais vantajoso no momento pode dar oportunidade a novas estratégias.

3- Negocie com fornecedores

A capacidade de negociação é uma das estratégias de redução de custos nas empresas mais importantes. Ainda existe quem escolha o fornecedor com o preço mais baixo achando que está sendo beneficiado, porém, esse é um grave erro. Quando há acordo entre ambas as partes, o relacionamento entre o seu negócio e fornecedor se consolida sem que haja perda de qualidade. Dessa forma, a margem de lucro aumenta.

4- Capacite seus colaboradores

Os colaboradores são a engrenagem da empresa. Investir em treinamentos e capacitação ajuda no melhor desempenho e os processos internos se tornam mais eficientes e assertivos.

5- Use a tecnologia para otimizar custos

A plataforma BPM é uma aliada da redução de custos nas empresas. Ao adquirir esse software, o seu negócio automatiza o fluxo processual, reduz a chance de falhas manuais e otimiza o tempo de serviço, trazendo o colaborador para tarefas mais estratégicas enquanto a tecnologia cuida das repetições.

É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.

 

Saiba mais: Gestão de processos organizacionais: quais etapas para a implementação?

Conte com a Blue Service!

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma  de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code. 

Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.

Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!