Notação BPMN: o que é e qual a relação com o BPM
A notação BPMN é uma representação gráfica é uma forma de simbolizar o fluxo de um processo, ou seja, é uma maneira de fazer o mapeamento dos processos da sua empresa.
Em uma notação BPMN você deve colocar todas as tarefas e atividades que fazem parte de determinado processo, assim, é possível ter uma visão mais ampla sobre todas as etapas e permite identificar gargalos e melhorias que podem ser otimizados durante todo o processo.
A notação BPMN permite que você desenhe e conheça todas as tarefas operacionais de um negócio de forma lógica, sequencial. É possível também identificar os papéis de cada um, os eventos e todos os demais componentes de um processo.
Confira: Gestão de projetos de engenharia: o que é e por que fazer?
Para que serve o BPMN?
A BPMN é utilizada para facilitar o entendimento dos processos e visualizar seu início, meio e fim, desenhando o fluxo do processo etapa por etapa. O mapeamento é feito por meio de ícones, sendo que cada um tem um significado.
É muito comum acharem que a BPMN se trata de uma metodologia BPM, isto não é verdade. O BPM é uma disciplina complexa, que necessita da ação humana e tecnológica para ser colocada em prática, podendo variar conforme os objetivos da empresa.
Desta forma, a diferença entre BPM e BPMN é que a notação é apenas um meio para modelagem, utilizada na gestão de processos.
Leia mais: 6 passos para realizar o controle estatístico de processo
Qual a relação entre BPM e BPMN?
BPM (Business process management) é uma disciplina de gestão que reúne objetivos e propósitos de uma companhia. Esse modelo de gestão é aplicado de ponta a ponta, com foco na gestão horizontal do processo e na satisfação do cliente.
Quando uma empresa implementa BPM, é feito uma análise em seu modo de operar, ou seja, revisar os processos a fim de encontrar erros e potencializar acertos. Ou seja, é feito um mapeamento do processo.
Já o BPMN é uma maneira de representação dos processos, utilizado para facilitar o entendimento de todo aquele projeto. Ou seja, é possível utilizar as duas coisas simultaneamente para otimizar os seus processos.
Melhore a sua gestão empresarial com o BPM da Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais sobre como nós podemos melhorar a produtividade da sua empresa? Solicite uma demonstração agora mesmo!