Modelagem de processos para obter melhoria contínua

Modelagem de processos para obter melhoria contínua

modelagem de processos

A modelagem de processos é a atividade  de documentar o trabalho de uma organização de forma que possa ser replicado sem perda de conhecimento. É uma técnica para tornar os processos sistemáticos, eficientes e previsíveis. A modelagem de processos também pode ser usada para identificar gargalos e melhorar a eficiência.

Um modelo de processo de negócios geralmente é criado identificando primeiro o propósito da ação, seguido pela identificação de todas as tarefas necessárias para completá-la. A partir daí, você pode identificar e eliminar quaisquer etapas ou tarefas desnecessárias que não sejam essenciais para a conclusão da atividade. Isso resultará em um processo mais eficiente, simplificado e econômico que proporcionará maior produtividade e agilidade para sua organização.

Ainda, através da modelagem, é possível  identificar as lacunas, gargalos e outras áreas onde há necessidade de melhoria no processo. Isso ajuda a criar um roteiro para a melhoria contínua na organização. Ele pode ser usado para analisar e otimizar o processo existente ou para projetar um novo processo.

Por isso, a modelagem de processos é uma chave para a melhoria contínua ao entender a situação atual, identificar áreas de melhoria e, finalmente, implementá-las com um roteiro robusto.

Como funciona a modelagem de processos?

A modelagem de processos é uma abordagem sistemática para identificar e analisar o processo, suas entradas e saídas, a sequência de tarefas , as pessoas envolvidas e os recursos necessários. A modelagem de processos é usada para identificar áreas de melhoria, bem como para entender como os processos estão sendo executados atualmente.

Além disso, ele permite que as organizações vejam onde seus processos são fortes, onde são fracos e como podem ser melhorados.

Existem três etapas na modelagem de processos:

  1. Identificação do processo – o objetivo desta etapa é identificar todas as atividades que ocorrem em um processo, do início ao fim;
  2. Mapeamento do processo – esta etapa envolve o desenho de um diagrama do processo mostrando entradas, saídas e qualquer outra informação necessária para a compreensão do processo;
  3. Análise do processo – esta etapa envolve examinar cada parte do processo com o objetivo de melhorá-lo.

Veja mais: Modelagem de processos: 4 benefícios e como a tecnologia pode ajudar

Benefícios da modelagem de processos

Os benefícios desta técnica são muitos. Em primeiro lugar, ajuda a identificar as etapas e dependências do processo, o que, por sua vez, aumenta a produtividade e agilidade, bem como a redução de custos. Em segundo lugar, pode ser usado como uma ferramenta de melhoria contínua, atualizando continuamente o modelo com novos dados sobre o que está funcionando ou não em um determinado processo.

Esses benefícios incluem também maior produtividade, agilidade e redução de custos. O modelo ajuda a identificar as ineficiências em um processo, que é então analisado para melhoria contínua.

Conte com a Blue Service!

Para adotar a modelagem de processos da melhor forma possível na sua empresa, conte com uma plataforma de BPM completa, ultrapersonalizada e totalmente intuitiva.

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma ferramenta de gestão de múltiplos processos, demandas, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização e em uma plataforma no code.

Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!