Gestão de desempenho: como o recursos humanos alinha a prática ao BPM

Gestão de desempenho: como o recursos humanos alinha a prática ao BPM

gestão de desempenho

Todo empresário quer que sua equipe tenha o melhor desempenho possível e garanta resultados satisfatórios, sem que haja gargalos ou falhas nos processos. Para isso ocorrer, é necessário um bom trabalho de gestão de desempenho, tanto por parte dos gestores quanto pela equipe de recursos humanos.

Uma ótima ferramenta para auxiliar as equipes de RH nesta tarefa é o BPM. Por isso, no artigo de hoje você entenderá como o recursos humanos alinha a prática ao BPM.

O que é gestão de desempenho

A gestão de desempenho pode ser entendida como o processo que engloba: planejamento, avaliações, indicadores, acompanhamento e implantação de melhorias de desempenho, visando alcançar os melhores resultados. 

Sendo assim, a gestão de desempenho combina a gestão de metas e a gestão de competências. Ou seja, é possível definir métricas para medir o desempenho e analisar o comportamento individual e das equipes com o intuito de que cada colaborador consiga elevar seu potencial e suas habilidades. 

Saiba mais: Quais os benefícios da utilização de tecnologia de processos na sua empresa?

Como o recursos humanos pode utilizar a gestão de desempenho

A gestão de desempenho procura valorizar o trabalho dos colaboradores, garantindo que a performance e a remuneração correspondam. Isso quer dizer que, a partir da gestão de desempenho, você consegue identificar aqueles colaboradores que possuem uma boa performance ou aqueles que necessitam melhorar.

Ela deve ser encarada como um ciclo onde o colaborador deve entender o que a empresa espera dele, seus objetivos e metas. Assim, ele se mostra capaz de atender às expectativas e corrigir eventuais falhas. 

Após esse período, o colaborador deve planejar sua capacitação para superar esses desafios e, então, ele será premiado em função de seu desempenho.

Através de ferramentas de BPM, o RH consegue definir as funções e determinar os objetivos individuais de cada colaborador. Além disso, dar apoio e feedbacks sobre as tarefas executadas e suas funções.

Também é possível determinar as necessidades e maneiras para capacitar a equipe para a formação profissional e pessoal de cada um. Para finalizar, a gestão garante que a remuneração seja feita em função do desempenho.

Para saber ainda mais como melhorar a gestão de desempenho, modernizar e digitalizar os processos de RH, confira nosso ebook.

Leia: BPM como aliado da gestão de conhecimento organizacional

Conte com a Blue Service!

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma  de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code. 

Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.

Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!