6 boas práticas na gestão de processos organizacionais para empresas com múltiplas unidades

6 boas práticas na gestão de processos organizacionais para empresas com múltiplas unidades

gestão de processos organizacionais

Para garantir um funcionamento adequado de todas as áreas, as empresas precisam ter processos bem definidos, organizados e estruturados. Para tanto, a gestão de processos organizacionais é essencial.

Afinal, este gerenciamento é indispensável para fazer os processos andarem de forma efetiva, padronizada e fluida

Assim, é possível administrar e acompanhar os fluxos de trabalho e responsabilidades, determinar os recursos necessários para cada tarefa e gerenciar as equipes, de forma a entregar serviços ou produtos, com qualidade, produtividade e otimização de custos. 

Quer saber mais sobre os benefícios da gestão de processos organizacionais e como melhorá-la? Acompanhe!

Leia também: Melhoria de processos: conheça 5 gargalos que podem ser otimizados

Para que serve a gestão de processos organizacionais?

Antes de entender mais a fundo sobre como otimizar essa gestão, é importante conhecer os conceitos e os principais objetivos dos processos organizacionais.

De forma resumida, podemos dizer que tais processos são relacionados à sequência de tarefas que empregam valor sobre as diversas variáveis envolvidas no negócio, como materiais, colaboradores, informações, equipamentos, normas e procedimentos, a fim de obter melhor desempenho no resultado final dos produtos ou serviços.

Assim, a gestão de processos organizacionais é responsável por administrar e gerenciar todas essas variáveis citadas acima para gerar os resultados esperados. Por isso, os principais objetivos desse gerenciamento são:

  • Garantir a qualidade final dos projetos realizados, sejam eles produtos ou serviços;
  • Promover o alinhamento estratégico dos processos com as metas da empresa;
  • Definir a participação de todos os colaboradores responsáveis por cada etapa dentro do fluxo produtivo, a fim de cumprir com os objetivos organizacionais.

Saiba mais: Organização dos processos de trabalho: como montar um fluxo para sua empresa

Quais os principais benefícios da gestão de processos organizacionais?

Tendo em vista como funciona e os objetivos, fica claro que a gestão de processos organizacionais consegue gerar uma série de benefícios para as empresas, como por exemplo:

  • Aumentar a performance dos resultados alcançados nos processos; 
  • Melhorar a qualidade das entregas;
  • Garantir a otimização dos recursos disponíveis, sejam eles em termos de processos, pessoas ou ferramentas;
  • Promover uma redução substancial nos custos operacionais;
  • Elevar a satisfação dos clientes com as melhores entregas.

Então, como melhorar a gestão de processos organizacionais?

Para otimizar a gestão de processos organizacionais e tirar o máximo de cada demanda e fluxo de trabalho, gerando economia, eficiência e crescimento da empresa, é importante adotar boas práticas. A partir delas, é possível analisar os setores e as atividades atuais, criar novos processos e excluir aqueles que não são mais necessários.

Neste cenário, veja 6 medidas que você pode introduzir no seu negócio:

1. Arquitetura de processos

O primeiro ponto é aprimorar a arquitetura de processos. Ou seja, é possível entender como cada processo se conecta e se integra aos seguintes para gerar valor na cadeia e contribuir para o resultado final.

Veja aqui: Principais erros que afetam a integração de processos na sua empresa e como evitá-los

2. Mapeamento de atividades

Neste passo, a recomendação é fazer um mapeamento aprofundado das atividades para identificar e efetuar as melhorias necessárias nas entradas e saídas dos processos e fluxos de trabalho, garantindo que todas as demandas estejam alinhadas com os objetivos de negócio e com foco na qualidade.

3. Padronização de processos

Com as mudanças na arquitetura e as atividades mapeadas, é possível identificar discrepâncias em processos. Então, a gestão pode evitar tais variações com a padronização dessas demandas, garantindo um fluxo de trabalho constante e fluido, bem como o melhor resultado possível.

4. Modelagem dos processos

A gestão de processos organizacionais também engloba a modelagem deles, uma ação muitas vezes esquecida. Na prática, trata-se da documentação e representação das atividades e fluxos para que todos os envolvidos tenham as informações necessárias para a execução do seu trabalho.

Portanto, para manter toda a organização dos processos, use alguma das formas de representação possíveis, como diagrama, mapa ou modelo, a fim de desenhar os processos.

5. Controle dos processos

Este pode ser o passo mais importante na gestão de processos organizacionais, já que, por meio da utilização de indicadores de performance, é possível manter o controle da qualidade dos fluxos e entregas, tanto como identificar potenciais melhorias.

6. Tecnologia como aliada

Por fim, nos tempos atuais, não podemos falar em gestão de processos organizacionais e não citar a tecnologia de processos. Por meio dela, a empresa consegue promover o gerenciamento completo das inúmeras demandas, informações, colaboradores e setores do negócio. Tudo de forma padronizada, centralizada e otimizada.

Com isso, os gestores têm uma visão completa de todos os processos, identificam falhas e gargalos, possuem acesso rápido aos indicadores e podem tomar decisões de forma mais rápida.

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