Quais as ferramentas de gestão mais utilizadas? Conheça o top 5!

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Quais as ferramentas de gestão mais utilizadas? Conheça o top 5!

Quais as ferramentas de gestão mais utilizadas

Muitos gestores têm dúvidas sobre quais as ferramentas de gestão mais utilizadas e quais os benefícios gerenciais que podem ser extraídos de cada opção.

As ferramentas de gestão têm como objetivo contribuir no gerenciamento, a fim de promover o melhor controle das ações e o crescimento previsível e estruturado do negócio.

Ao saber quais as ferramentas de gestão mais utilizadas é possível constatar que elas têm várias aplicações, como: gerenciamento de equipes, monitoramento de recursos, otimização de processos, melhoria de produtos, direcionamento orçamentário, tomada de decisão e solidificação de estratégias comerciais.

Veja mais: Passo a passo de como implantar a gestão por processos em uma organização

Portanto, muitas vezes, é recomendado usar as ferramentas de forma integrada de acordo com os objetivos do negócio. Pensando nisso, conheça 5 delas a seguir!

Quais as ferramentas de gestão mais utilizadas?

Conhecer quais as ferramentas de gestão mais utilizadas implica tanto em entender sua metodologia quanto suas aplicações. Confira!

Matriz SWOT

Uma das ferramentas de gestão mais conhecidas é a Matriz SWOT – ou FOFA, em português. Ela é indicada para diagnóstico detalhado da situação da companhia, ajudando a mapear objetivos, identificar gargalos e fazer investimentos mais acertados.

A estrutura da Matriz SWOT é dividida em fatores internos e externos que podem ser mapeados. São eles:

forças: mapeamento dos pontos fortes internos que contribuem na solidificação da marca;

fraquezas: são os gargalos operacionais e pontos que precisam ser desenvolvidos internamente, pois estão limitando os resultados;

oportunidades: são os aspectos benéficos à empresa no contexto externo;

ameaças: são os possíveis problemas que a empresa pode enfrentar no mercado.

Leia também: Melhoria de processos: conheça 5 gargalos que podem ser otimizados

Esse mapeamento contribui diretamente para conhecer o cenário interno e externo e desenvolver estratégias mais condizentes com a realidade da empresa.

Business Model Canvas     

O Business Model Canvas, também chamado de “quadro de modelo de negócios”, é usado para elaborar, testar e aprimorar o modelo de negócios.

Nesse caso são levantados nove aspectos-chave para a operação da companhia, como:

  • segmentos de clientes;
  • proposições de valor;
  • canais;
  • relacionamento com clientes;
  • fontes de receita;
  • recursos-chave;
  • atividades-chave;
  • parcerias;
  • estrutura de custos.

A identificação dessas informações é central para a atividade da empresa, sendo relevante focar nos pontos mais relevantes da operação.

Matriz BCG

A matriz BCG é uma ferramenta de gestão direcionada à análise do ciclo de vida de produtos e serviços e contribui na tomada de decisão dos gestores sobre a manutenção/revisão do portfólio. São quatro categorias:

  • estrelas: produtos que vendem bem e bom market share;
  • pontos de interrogação: produtos novos e que ainda não tem boa parcela do mercado e precisam de mais tempo para avaliação;
  • vacas leiteiras: produtos com vendas estáveis e lucrativos;
  • abacaxis: produtos com baixa participação do mercado e baixos lucros.

A partir desse mapeamento, os gestores podem avaliar reformulações no escopo, abandonando os itens não vantajosos.

Veja ainda: O que é melhoria contínua dos processos e como adotar?

5W2H

A 5W2H é uma ferramenta de gestão simples e eficaz direcionada ao desenvolvimento e acompanhamento de projetos. Ela é baseada em 7 perguntas-chave sobre a iniciativa:

  • o quê?
  • por quê?
  • quando?
  • onde?
  • quem?
  • como?
  • quanto?

Portanto, todas as questões mais relevantes de um projeto são esmiuçadas, desde o que será feito até como, por quem, com qual orçamento, em qual departamento etc.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA visar facilitar a tomada de decisão dos gestores por meio do mapeamento das soluções mais eficazes. Ele é baseado em quatro etapas:

  • planejar: o problema é identificados e analisado para estabelecer um plano de ação;
  • executar: o plano de ação é colocado em prática no departamento e pelos responsáveis estabelecidos;
  • verificar: conferir o andamento do plano de ação, a qualidade da execução e eficiência no objetivo proposto;
  • agir: analisar os resultados globais do ciclo PDCA formalizando todo o processo.

O ciclo PDCA tem como objetivo não apenas resolver o problema, mas identificar suas origens para corrigi-las. Dessa forma, consiste em uma ferramenta de gestão que colabora diretamente para processos mais eficientes e uma tomada de decisão acertada.

Conhecendo quais as ferramentas de gestão mais utilizadas é fundamental que os gestores trabalhem para implementar aquelas mais relevantes à operação.

Saiba mais: Gestão de processos digitais x processos manuais: qual vale mais a pena?

Além disso, a digitalização dessas análises é essencial para resultados mais sólidos. A plataforma BPM da Blue Service é um exemplo, pois integra pessoas e processos para que as ferramentas de gestão façam parte do dia a dia da empresa. Conheça a plataforma BPM aqui!