Como utilizar a tecnologia de processos em diferentes departamentos para o crescimento do seu negócio?

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Como utilizar a tecnologia de processos em diferentes departamentos para o crescimento do seu negócio?

tecnologia de processos

Cada vez mais, as empresas que buscam se destacar no mercado aumentam o uso de inovações nos mais diversos serviços, operações e setores das empresas. Para ganhar competitividade e promover o crescimento do negócio, é fundamental contar, por exemplo, com a tecnologia de processos.

Afinal, os processos e fluxos de trabalhos são os fatores que determinam o funcionamento de toda a organização interna, assim como o monitoramento adequado e o controle das atividades realizadas e por entregar. É como se os processos fossem engrenagens de uma máquina. 

E estas atividades possuem um peso maior de acordo com tamanho da organização, já que, quanto mais áreas ou mais unidades de negócios, melhor precisa ser essa organização das engrenagens. 

Então, para que tudo dê certo na sua empresa, seja na produção de bens ou na prestação de serviços, é necessário que esses processos estejam padronizados, integrados e otimizados.

De tal modo, os gestores e líderes devem se preocupar em implementar ferramentas, estratégias e boas práticas para superar possíveis problemas e obstáculos durante a execução das atividades, identificando oportunidades de melhorias.

Como resultado, você, certamente, terá maior eficiência, qualidade, produtividade e economia nas operações e na gestão das atividades. Por isso, neste artigo, vamos tratar da importância da tecnologia de processos neste cenário.

Leia também: Como a otimização de processos facilita a gestão de documentos

Mas como funciona a tecnologia de processos na prática?

Basicamente, podemos definir a tecnologia de processos como a combinação de ferramentas tecnológicas, equipamentos, dispositivos e boas práticas de gestão.

Assim, é possível acompanhar todas as etapas e fluxos de trabalho a fim de otimizá-los e garantir melhores resultados. 

Vale lembrar que essa inovação de processos pode e deve ser aplicada não somente nas operações produtivas, mas também em outros setores elementares do negócio, como RH, administrativo, jurídico, entre outros. 

Afinal, para que todas as engrenagens funcionem corretamente, os processos de todos os departamentos devem ser melhorados continuamente. 

Não adianta, por exemplo, apenas as equipes externas de atendimento ao cliente terem protocolos padronizados para coletar evidências durante o serviço. É importante também que as atividades internas sejam otimizadas e integradas para que as demandas cheguem corretamente ao time de campo.

Por que investir na tecnologia de processos?

Como mencionamos, os processos não são apenas uma burocracia e, dependendo de como são estruturados e realizados, podem influenciar no bom ou mau desempenho do negócio.

Se a sua empresa consegue ter um gerenciamento efetivo das operações e atividades, certamente, ela se tornará mais competitiva no mercado atual e terá mais facilidade para superar crises e desafios.

Portanto, com o apoio da inovação de processos, é possível que os fluxos de trabalho sejam mais automatizados, produtivos e econômicos, otimizem o tempo e ainda garantam monitoramento em tempo real. O que proporciona maior capacidade de crescimento do negócio.

Aqui, inclusive, tem um detalhe importante: a tecnologia de processos pode ser escalável. Isso significa que a atuação dessa estratégia pode aumentar junto com a expansão da empresa.

Saiba mais: Principais erros que afetam a integração de processos na sua empresa e como evitá-los

Como usar a inovação de processos para o crescimento do negócio

Com os benefícios claros da tecnologia de processos em detrimento de atividades manuais ou nas tradicionais planilhas, veja como empregá-la em diferentes operações e áreas para facilitar o crescimento dos negócios.

Marketing e vendas: com as ferramentas adequadas, é possível automatizar os trabalhos de marketing e vendas que não precisam de intervenção humana, criar padrões para a equipe seguir e saber priorizar as tarefas mais estratégicas.

Processos jurídicos: a tecnologia de processos permite o melhor gerenciamento de documentos e informações, além de monitorar o andamento das operações em tempo real e permitir mensurar o desempenho do setor.

Gestão de times de campo: muitos times de atendimento e serviços sofrem com a falta de processos a serem seguidos e sem ter como comprovar que realizaram a atividade programada. Mas as inovações vieram para acabar com essas dificuldades.

Logística: imagine só automatizar todo o controle de entradas e saídas de mercadorias de um armazém e ter fluxos de atividades padronizados para etiquetar, organizar e guardar os produtos no estoque. Com a tecnologia, é possível.

Saiba mais: 8 benefícios da Plataforma BPM da Blue Service que você precisa conhecer

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