Gestão de equipes de campo: 5 boas práticas para aplicar na sua empresa

Gestão de equipes de campo: 5 boas práticas para aplicar na sua empresa

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Implementar uma boa gestão de equipes é crucial para empresas de todos os segmentos e portes, especialmente para organizações que lidam com um grande número de colaboradores em campo, atuando de maneira remota. 

Um gerenciamento muito bem planejado e estruturado permite melhor acompanhamento de todo o time, minimizando os riscos de erros ou inconsistências que afetem não apenas o desempenho da equipe, mas também a performance de todo o negócio.

Além disso, ao implementar as melhores práticas de gestão, as empresas atingem resultados bastante positivos, como:

  • Aumento da qualidade nos serviços prestados;
  • Melhorias na organização dos processos internos;
  • Melhorias no atendimento ao cliente;
  • Visão holística e estratégica da operação;
  • Constantes otimizações internas. 

No entanto, embora seja um aspecto essencial de qualquer organização que deseja alcançar sucesso no mercado, implementar boas práticas de gestão dos times de campo ainda é um desafio. 

Nesse sentido, com o objetivo de te ajudar a melhorar seus resultados, separamos algumas dicas abaixo sobre como integrar equipes, confira!

Leia também: 4 etapas para iniciar a padronização de processos operacionais

5 melhores práticas de gestão de equipes de campo para aplicar no seu negócio

Dentre as melhores ações que podem potencializar a performance do seu time estão:

1. Organizar com antecedência a rotina dos colaboradores

Sabemos que uma das principais características dos times de campo é a rotina diferenciada. As equipes de backoffice, por exemplo, que atuam dentro dos escritórios ou mesmo no remoto, geralmente, têm um cotidiano bem semelhante, com atividades parecidas todos os dias ou semanas.

Entretanto, no caso dos colaboradores em campo, o fluxo de atividades não é bem assim e, muitas vezes, pode não ser tão previsível, especialmente se estiverem atuando em áreas como suporte ao cliente. 

Mas isso não significa que não é possível planejar com antecedência. Nesse sentido, é crucial sempre manter a agenda dos colaboradores organizada e de maneira que faça sentido de acordo com o deslocamento e as visitas a serem realizadas. 

2. Definir o checklist das vistorias

Em seguida, é crucial definir um checklist de vistorias. Ou seja, durante as visitas do time de campo, independentemente se forem das equipes de suporte ou manutenção, por exemplo, é importante estabelecer quais serão os aspectos que devem ser analisados. 

Tenha um workflow bem definido e processos bem claros para os colaboradores, de modo a facilitar o preenchimento do checklist. 

Neste ponto, é importante pensar no tempo dos funcionários, isso quer dizer que quanto mais simples, objetivo e estratégico for o seu checklist, mais rápido e com menores chances de erros ocorrerá o preenchimento. 

3. Valorizar a comunicação com o time e os feedbacks

Além disso, é crucial valorizar a comunicação com o time. Por atuar remotamente, os colaboradores precisam ser acompanhados de perto e possuir um canal aberto de interação com outras equipes envolvidas em seus processos, assim como com os seus líderes diretos.

Como também, não deixe de lado os feedbacks. Os seus colaboradores precisam saber a respeito dos pontos a melhorar e exatamente onde podem otimizar suas atividades. 

Como dois lados de uma mesma moeda, não deixe de apontar e reconhecer os resultados positivos e destaques do seu time, esse tipo de ação aumenta a motivação e o engajamento de todos. 

4. Envolver ativamente o time nas mudanças

Atuar com times de campo pode significar mudanças constantes, sejam de rotas, processos ou automações. Embora sejam positivas, alterações sem fundamentos muito claros podem confundir o time e, até mesmo, causar erros de processos.

Por isso, é essencial que você envolva ativamente a sua equipe em qualquer disrupção que ocorrer no seu negócio, principalmente se essas mudanças forem internas e relacionadas a novas tecnologias. Quanto mais cientes estiverem, melhor será o processo de adaptação e maiores os resultados. 

Inclusive, uma pesquisa da McKinsey nos revela que as organizações que fazem a jornada de automação através de colaboração multifuncional têm 3x mais chances de alcançar sucesso nas suas iniciativas. 

5. Implementar a automação de processos

Elencando o tópico anterior, saiba que a “cerejinha do bolo” no seu processo de gestão de equipes de campo, sem dúvidas, é a transformação digital. No mundo atual, não é possível conseguir acompanhar os times remotamente sem tecnologia apropriada.

Por essa razão, busque por ferramentas que facilitem o cotidiano da sua operação e te ajudem a gerir processos de maneira mais estratégica, centralizada e pautada em dados. Esses sistemas podem não apenas potencializar a performance do seu time, mas também basear tomadas de decisões realmente efetivas para o crescimento dos negócios.

Você pode se interessar: Como estabelecer as rotinas e os processos da empresa? Confira o passo a passo!

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