Automação de processos logísticos: importância e como implementar com uma plataforma BPM
A logística é parte integrante da operação de empresas dos mais diversos segmentos, como varejo, indústria, e-commerce e outros. Além disso, esse setor se relaciona com várias áreas do negócio, como compras, estoque, vendas, entregas, fornecedores e clientes, e se envolve com uma série de atividades, como recebimento, armazenamento, distribuição e transporte. Por isso, a automação de processos logísticos se faz tão necessária.
Vale destacar que, no contexto atual de alta demanda por transformação digital e inovação em todos os setores, a área de logística também necessita de investimentos na modernização das operações e processos. Até porque os fluxos de trabalho são complexos e demandam por agilidade.
Leia também: 4 etapas para iniciar a padronização de processos operacionais
Qual a importância da automação de processos logísticos?
Como abordamos anteriormente, os processos logísticos englobam inúmeras atividades para a gestão e controle de estoques, incluindo a administração e o acompanhamento de todas as operações, como por exemplo:
- Recebimento de materiais, produtos e demais itens;
- Inventário de tudo que entra e sai do armazém;
- Segregação, organização e armazenagem dentro do estoque ou do centro de distribuição;
- Separação de pedidos para envio para outros centros de distribuição, empresas ou até mesmo diretamente para clientes, a depender do segmento de atuação;
- Gerenciamento e rastreamento da frota de veículos;
- Gestão de equipes externas ou funcionários de campo.
Saiba mais: Como a gestão de processos potencializa a performance de equipes externas
Com tantas atribuições, certamente, incorporar a automação de processos logísticos vai otimizar e muito as operações. Sem contar que é possível obter diversos benefícios, como por exemplo:
Redução de custos
Uma das principais vantagens da automação de processos logísticos, a economia vem decorrente do aumento de eficiência nas operações, maior rapidez nos fluxos de trabalho, diminuição da perda de tempo e esforços com processos manuais.
Aumento da produtividade
Com a eliminação dos trabalhos repetitivos, manuais e burocráticos, substituídos pela automação, é possível alcançar maior produtividade de todos os funcionários. Inclusive, a equipe pode ficar focada em ações mais estratégicas.
Identificação de gargalos com rapidez
Com operações tradicionais, muitas vezes, é difícil enxergar problemas e gargalos. O que acaba gerando erros e refações. No entanto, quando as atividades passam a ser automatizadas, rapidamente, é possível corrigir problemas e evitar retrabalhos, além de identificar os gargalos.
Visão holística da operação
A automação de processos logísticos permite também a integração e padronização das atividades. O que aumenta o controle sobre as rotinas operacionais e traz maior visibilidade sobre os fluxos. Com isso, a gestão consegue monitorar o andamento e os status dos processos em tempo real.
Embasamento na tomada de decisão
Com uma plataforma de gestão de processos para apoiar a automação no setor logístico, é possível ter relatórios e painéis com informações sobre os fluxos e operações. A partir daí, os gestores podem tomar decisões mais acertadas com base nesses dados mapeados.
Veja também: Como a otimização de processos facilita a gestão de documentos
Como a plataforma BPM facilita a automação de processos logísticos
Neste cenário, para digitalizar, modernizar e automatizar os processos logísticos, a plataforma BPM é um recurso bastante estratégico. Isso porque permite mapear processos, padronizar a operação, automatizar fluxos de trabalho, controlar frotas, gerir equipes, entre outras facilidades.
Em operações logísticas que contêm diferentes centros de distribuição, armazéns, lojas e outras unidades, é fundamental integrar, padronizar e otimizar esses processos. Com uma ferramenta, como a Blue Service BPM Platform, é possível atingir estes objetivos, colocando todas as suas atividades, fluxos e serviços em um só lugar.
A Blue Service BPM Platform permite não só centralizar e automatizar processos, mas também têm recursos para priorização de tarefas e gerenciamento de serviços em campo, além de disponibilizar maior transparência para a gestão.
Entre as principais funcionalidades, estão:
- Operação em tempo real e suporte a integração com sistemas legados;
- Controle e gestão dos documentos
- Simplificação dos processos, com integração do fluxo de comunicação e pessoas envolvidas;
- Gerenciamento e filtro de atividades, facilitando a busca das tarefas e responsáveis;
- Formulários configuráveis;
- Aprovações de orçamentos, ações, despesas, entre outros;
- Coleta de evidências (fotos e vídeos) de ações realizadas;
- Modo offline para acessar as informações mesmo em locais sem internet;
- Indicadores personalizados conforme as necessidades da empresa.
Quer ver como funciona a Blue Service BPM Platform na prática para ajudar na automação de processos logísticos? Entre em contato e solicite uma demonstração.