Como a gestão de processos potencializa a performance de equipes externas

Soluções de gerenciamento de processos de negócio BPM

Como a gestão de processos potencializa a performance de equipes externas

gestão de processos

Ter uma boa gestão de processos para acompanhar a performance das equipes de campo é um desafio para as empresas, isso porque envolve uma série de fluxos e exigem iniciativas de gerenciamento muito mais maduras e otimizadas.

Com a pandemia e a migração das equipes de backoffice para o home office, esse monitoramento se tornou ainda mais dificultoso, afinal, as organizações precisaram dispor de medidas para não apenas garantir a eficiência do time externo, mas também da equipe interna remota. 

No entanto, a correta gestão de processos é crucial para corporações que desejam atingir benefícios como:

  • Aumento dos resultados operacionais;
  • Melhor satisfação dos clientes;
  • Mais qualidade nas entregas;
  • Melhor controle de tempo e produtividade;
  • Adoção de constantes melhorias do time;
  • Engajamento da equipe e retenção de talentos. 

No blog de hoje, mostraremos alguns passos para você implementar o gerenciamento de equipes externas com total sucesso na sua empresa. Acompanhe a leitura!

Por que a gestão de processos é importante para a produtividade das equipes?

A busca por talentos individuais não é sinônimo de uma equipe bem disposta. Muitas vezes, é necessário ensinar o time a performar bem juntos, cada um com a sua especialidade. O conjunto deve possuir habilidades diferentes para que o melhor de cada um sobressaia para que o resultado esperado pela empresa apareça.

Uma equipe empenhada sem uma gestão adequada pode até causar prejuízos para a empresa. Por isso, é importante que se tenha uma liderança para entrar como um auxílio no gerenciamento dos desafios, tais quais:

  • Conflitos internos para que não se tornem pessoais
  • Pressões externas como motivação
  • Recursos sem desperdícios

Como visto acima, é fundamental que o gestor deixe claro que cada colaborador possui o seu espaço no ambiente de trabalho e que, mesmo com uma gestão de processos, o seu lugar continuará intacto. É importante explicar como se a empresa fosse uma engrenagem: um não funciona se o outro não estiver operando corretamente, e a melhoria dos processo vem para aumentar a capacidade de produzir, já que ela elimina as entraves dos processos e deixa o fluxo mais fluído.

Quando os profissionais possuem um engajamento coletivo e um software de processos, torna-se mais fácil vencer obstáculos e a produtividade aumenta, bem como o alto desenvolvimento pessoal.. Por isso, treinamentos constantes ajudam a superar desafios e a gerar crescimento em equipe.

No home office, não é diferente. Os times precisam da mesma atenção que na modalidade presencial, ainda mais se uma gestão de processos estiver em andamento. O gestor deve se atentar aos novos sistemas que os colaboradores estarão lidando, como uma plataforma BPM, e o canal de comunicação deve sempre estar aberto para feedbacks e auxílios.

Nesse cenário, confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a garantir um gerenciamento operacional atrativo e, consequentemente, aumentar a performance das equipes externas. 

4 passos para implementar o gerenciamento das equipes externas

Dentre as principais iniciativas para maximizar o gerenciamento das equipes externas, estão:

  1. Tenha um planejamento

O primeiro passo é elaborar um planejamento e ele deve ser feito com base em dados concretos. Portanto, é preciso mapear a operação e entender como os processos funcionam atualmente. 

Com base nessas informações levantadas, é momento de buscar pontos de otimização e, principalmente, padronizar todos os fluxos do time. 

Sabemos que, quando nos referimos às equipes de campo, aspectos como assertividade e tempo são cruciais para o bom desempenho dos colaboradores. 

Ao padronizar processos, a sua empresa consegue ter uma visão holística sobre o time, com isso, as tarefas do dia a dia são acompanhadas com mais facilidade.

  1. Defina metas

Outro ponto crucial para alcançar melhor gestão de processos é a definição de metas. O seu time precisa entender o que eles devem fazer, como essas atividades devem ser realizadas e prazos. 

É preciso garantir o estabelecimento de metas viáveis e sempre reconhecer os resultados alcançados pelo time. Dessa forma, a sua organização consegue não apenas garantir fluxos mais transparentes, mas também motivar os colaboradores de campo. 

  1. Implemente iniciativas de capacitação

Outro ponto importante quando falamos em gestão de pessoas é a capacitação constante do time. Ao promover um ambiente de trabalho pautado no desenvolvimento profissional, a sua empresa alcança sempre melhores resultados e otimização constante.

Além disso, características como comunicação, trabalho em equipe, empatia, relacionamento interpessoal, senso de responsabilidade e visão são reforçadas entre os seus funcionários.

Por outro lado, ao envolver os colaboradores dessa forma, a sua empresa também abre espaço para que eles participem do processo de transformação digital, visto que, segundo a Futurum Research, 94% dos funcionários desejam participar ativamente das inovações das empresas, porém, 44% não sabem como ajudar.

  1. Não deixe a tecnologia de lado

Por fim, a tecnologia é o ponto crucial para que a sua organização alcance melhor gerenciamento do time de campo. 

Com o uso de ferramentas apropriadas, é possível automatizar todo o processo de gestão, facilitar as entregas da equipe, acompanhar a qualidade dos serviços prestados e propor pontos de melhorias.

Conte com a Blue Service para otimizar a gestão de processos da sua empresa!

Quer alcançar melhores resultados na gestão dos times de campo? A Blue Service pode te ajudar!

Oferecemos aos nossos clientes a Blue Service BPM Platform, um sistema robusto e personalizável que permite otimizar fluxos de trabalho, centralizar demandas e acompanhar a performance das equipes externas.

A Blue Service BPM Platform possui possibilidades completas para gerenciamento dos colaboradores, como ferramentas de geolocalização, monitoramento de atividades presenciais, criação de formulários e coletas de evidências.

Tudo isso aumenta a produtividade da sua operação, garante qualidade das entregas e promove diferencial competitivo. Quer saber mais? Entre agora mesmo em contato e converse com o nosso time