Como a gestão de processos potencializa a performance de equipes externas

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Como a gestão de processos potencializa a performance de equipes externas

gestão de processos

Ter uma boa gestão de processos para acompanhar a performance das equipes de campo é um desafio para as empresas, isso porque envolve uma série de fluxos e exigem iniciativas de gerenciamento muito mais maduras e otimizadas.

Com a pandemia e a migração das equipes de backoffice para o home office, esse monitoramento se tornou ainda mais dificultoso, afinal, as organizações precisaram dispor de medidas para não apenas garantir a eficiência do time externo, mas também da equipe interna remota. 

No entanto, a correta gestão de processos é crucial para corporações que desejam atingir benefícios como:

  • Aumento dos resultados operacionais;
  • Melhor satisfação dos clientes;
  • Mais qualidade nas entregas;
  • Melhor controle de tempo e produtividade;
  • Adoção de constantes melhorias do time;
  • Engajamento da equipe e retenção de talentos. 

Nesse cenário, confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a garantir um gerenciamento operacional atrativo e, consequentemente, aumentar a performance das equipes externas. 

4 passos para implementar o gerenciamento das equipes externas

Dentre as principais iniciativas para maximizar o gerenciamento das equipes externas, estão:

1. Tenha um planejamento

O primeiro passo é elaborar um planejamento e ele deve ser feito com base em dados concretos. Portanto, é preciso mapear a operação e entender como os processos funcionam atualmente. 

Com base nessas informações levantadas, é momento de buscar pontos de otimização e, principalmente, padronizar todos os fluxos do time. 

Sabemos que, quando nos referimos às equipes de campo, aspectos como assertividade e tempo são cruciais para o bom desempenho dos colaboradores. 

Ao padronizar processos, a sua empresa consegue ter uma visão holística sobre o time, com isso, as tarefas do dia a dia são acompanhadas com mais facilidade.

2. Defina metas

Outro ponto crucial para alcançar melhor gestão de processos é a definição de metas. O seu time precisa entender o que eles devem fazer, como essas atividades devem ser realizadas e prazos. 

É preciso garantir o estabelecimento de metas viáveis e sempre reconhecer os resultados alcançados pelo time. Dessa forma, a sua organização consegue não apenas garantir fluxos mais transparentes, mas também motivar os colaboradores de campo. 

3. Implemente iniciativas de capacitação

Outro ponto importante quando falamos em gestão de pessoas é a capacitação constante do time. Ao promover um ambiente de trabalho pautado no desenvolvimento profissional, a sua empresa alcança sempre melhores resultados e otimização constante.

Além disso, características como comunicação, trabalho em equipe, empatia, relacionamento interpessoal, senso de responsabilidade e visão são reforçadas entre os seus funcionários.

Por outro lado, ao envolver os colaboradores dessa forma, a sua empresa também abre espaço para que eles participem do processo de transformação digital, visto que, segundo a Futurum Research, 94% dos funcionários desejam participar ativamente das inovações das empresas, porém, 44% não sabem como ajudar.

4. Não deixe a tecnologia de lado

Por fim, a tecnologia é o ponto crucial para que a sua organização alcance melhor gerenciamento do time de campo. 

Com o uso de ferramentas apropriadas, é possível automatizar todo o processo de gestão, facilitar as entregas da equipe, acompanhar a qualidade dos serviços prestados e propor pontos de melhorias.

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