BPM e ERP: qual solução combina mais com a sua empresa?

Soluções de gerenciamento de processos de negócio BPM

BPM e ERP: qual solução combina mais com a sua empresa?

Ainda há muitas dúvidas sobre as diferenças entre BPM e ERP. Em resumo, o ERP é um software que coleta, armazena e gerencia dados. Já o BPM é uma plataforma que automatiza, gerencia e organiza as informações da empresa.

É muito importante implantar o sistema que a sua empresa necessita, para evitar gastos desnecessários com a gestão de processos. Então, aprenda hoje, em nosso blog, qual a solução que mais combina com a sua empresa.

Pode te interessar: Qual a relação entre os processos BPM e os indicadores de performance?

O que é ERP?

O ERP centraliza as informações e funções para que haja execução dos processos. Com a integração de dados, todos os setores da empresa podem ser gerenciados a partir de um único software.

Esse tipo de implementação evita falhas na comunicação, perda de informações e perda de tempo em procurar as informações necessárias para trabalhar.

A sua desvantagem é a falta de personalização. No ERP, não é possível estilizar os módulos, pois eles já vêm fechados para cada setor da empresa.

O que é BPM?

A metodologia BPM refere-se à automação dos processos, bem como sua modelagem, medição, controle e otimização. O sistema é bastante versátil e pode ser implementado nas mais diversas operações, como na gestão das equipes externas, gerenciamento e suporte de TI, Recursos Humanos, controle de processos jurídicos e vendas.

A plataforma BPM permite a criação de fluxos de processo de trabalho e formulários externos, que podem ser compartilhados por meio de links e preenchidos rapidamente por dispositivos com acesso à internet. É escalável e, por isso, consegue acompanhar o crescimento do seu negócio, seja em relação às demandas, fluxos ou número de agentes envolvidos.

Além disso, é uma tecnologia responsiva, isso significa que pode ser utilizada por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, e áreas da web. Essa funcionalidade facilita a atuação das equipes de campo e remotas, visto que podem acessar os fluxos de trabalho de qualquer lugar. 

Leia também: Como simplificar processos com uma solução de BPM nas empresas

Qual a diferença entre BPM e ERP?

Enquanto o ERP é um software que faz a gestão de processos contendo módulos de financeiro, contábil, RH, compras, vendas e demais recursos com pouca flexibilidade, pois os processos estão prontos para uso, o BPM pode ser configurado do zero conforme as necessidades da empresa. 

Se o seu negócio precisa de tarefas automatizadas, o ERP é o sistema de gerenciamento de processos para essa demanda. Se as tarefas estão ficando presas e você precisa de estratégias para desenrolá-las, o BPM pode te auxiliar com excelência.

Um não exclui o outro e ambos podem ser totalmente integrados para facilitar a gestão, concentrando tudo num único lugar.

Salve para ler depois: Como uma plataforma BPM pode aumentar a performance de um Centro de Serviços Compartilhados

Conte com a expertise da Blue Service BPM Platform

A Blue Service é uma empresa especializada em tecnologias para digitalização e gerenciamento de processos e já possui integração nativa com diversos ERPs como SAP, Totvs e Consist,  além de já estar integrado também  com DocuSign, Microsoft 365, Google Suite, entre outros.

Contando com profissionais qualificados e suporte completo, a empresa oferece aos seus clientes a Blue Service BPM Platform, um sistema BPM que facilita a padronização e otimização dos fluxos de empresas com múltiplas unidades. 

A plataforma possui funcionalidades inovadoras, que comporta todas as necessidades do seu negócio, como:

  • Criação de fluxos e processos personalizados;
  • Gestão estratégica de atividades;
  • Controle e gestão dos documentos;
  • Gerenciamento e filtro de atividades;
  • Controle de acesso customizado;
  • Gestão de Fluxos com terceiros.

A Blue Service BPM Platform é simples, escalável, intuitiva, eficiente e responsiva, permitindo a otimização de empresas que possuem centro de serviços compartilhados ou que tenham diversos processos e atividades, resultando em alta performance. 

Você quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita