Gestão de processos comerciais: como estruturar por meio do BPM

Gestão de processos comerciais: como estruturar por meio do BPM

A sua empresa precisa de gestão também na área comercial. O processo de vendas precisa ser organizado tanto quanto os processos anteriores a ele. Uma equipe de vendas não consegue, sozinha, alavancar o sucesso da empresa. Por isso, a gestão de processos comerciais vem para automatizar as atividades e garantir maior produtividade do time.

Uma plataforma que auxilia nessa gestão de processos é a plataforma BPM. Ela é responsável por aprimorar os negócios e ampliar a sua capacidade de organização. Com uma tecnologia dessas, a sua empresa ganha competitividade no mercado. Acompanhe o blog de hoje para saber mais!

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O que é BPM na gestão de processos comerciais?

Do inglês, Business Process Management, é um conjunto de práticas para refinar os processos inteligentes de uma empresa. Esse gerenciamento de atividades é uma metodologia que ajuda o negócio a sistematizar os processos, facilitando a ação dos colaboradores.

A adesão dessa tecnologia traz inúmeros benefícios, como:

  • controle e transparência das etapas do processos
  • aumento da produtividade
  • redução de custos 
  • aumento da satisfação dos clientes

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Como o BPM ajuda na gestão de processos comerciais?

A plataforma BPM auxilia na tomada de decisão na gestão de processos comerciais. É possível obter maior assertividade, pois esse sistema mostra as melhorias necessárias em cada processo dentro da empresa. Conhecendo a fundo cada etapa dos processos organizacionais, fica mais fácil atingir as metas e os objetivos.

Na área de vendas, os processos precisam fluir como em outros setores da organização. Se cada etapa estiver bem definida, os colaboradores se sentirão mais seguros para vender e a empresa irá lucrar mais.

Conheça 4 etapas que podem ser estruturadas com a ajuda do BPM:

1- Mapeamento dos processos

Com tantos processos ativos na empresa, fica difícil saber por onde começar, ainda mais manualmente. Por isso, ter uma tecnologia BPM traz a facilidade de reunir todos os documentos necessários para o mapeamento dos processos. O conhecimento completo dos processos torna o gerenciamento mais descomplicado, pois toda a informação necessária estará disponível em um só lugar.

Além disso, mapear os processos permite que a empresa saiba a responsabilidade de cada colaborador dentro do processo.

2- Padronização dos processos

Essa etapa consiste em uma metodologia para toda a empresa. Isso reduz falhas e diminui o tempo gasto com atividades repetidas. O foco dessa padronização é garantir que qualquer colaborador possa realizar as ações de acordo com a estrutura estabelecida e que haja organização na hora da equipe agir.

3- Melhoria dos processos

Para que essa etapa seja implementada, é necessário analisar o processo, criar um fluxo de trabalho otimizado e documentar as práticas para buscar um modelo que se adeque ao negócio.

4- Otimização dos processos

A etapa que mostra a qualidade da entrega para o cliente é justamente a da otimização dos processos. Depois de mapear, padronizar e melhorar, só resta aperfeiçoar o processo.

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A solução é a plataforma BPM da Blue Service

Para uma gestão de processos comerciais excelente, a sua empresa pode contar com uma plataforma de BPM inteligente e pronta para atender às suas necessidades, como a Blue Service BPM Platform.

A nossa ferramenta ajuda a padronizar a operação, automatizar fluxos de trabalho e gerir equipes, além de centralizar as informações, colocando todas as suas atividades e serviços em um só lugar.

Mas a Blue Service BPM Platform não para por aí. Ela ainda tem recursos para priorização de tarefas, gerenciamento de serviços em campo, controle de documentos, aprovações de orçamentos, coleta de evidências, monitoramento de indicadores de performance, entre outros. 

Está pronto para ver como funciona a nossa plataforma simples, intuitiva e ultrapersonalizada? Entre em contato e solicite uma demonstração.