Segurança da informação: a importância de verificar pontos de segurança antes de contratar uma plataforma SaaS
Cada vez mais as empresas precisam estar em conformidade com a proteção de dados que regulamentam as seguranças dos processos. Ao contratar uma plataforma SaaS para o seu negócio, também é preciso verificar os pontos para que minimize os riscos de uma exposição de dados seus e do cliente, especialmente em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
O desafio atual é manter a empresa dentro das leis que protegem os dados. Por isso, apresentamos neste blog a importância de verificar se a plataforma SaaS está segura antes de contratá-la.
Leia também: Principais erros que afetam a integração de processos na sua empresa e como evitá-los
Quais as estratégias de segurança que uma plataforma SaaS deve conter?
Os crimes de vazamento de dados, sequestro e violação de dados são muito recorrentes e a sua empresa deve ter um bom planejamento para garantir a segurança da informação. Uma das primeiras estratégias que devem ser adotadas é a mudança da nuvem pública para a nuvem privada, pois garante que seus dados estarão em um ambiente individual.
Uma plataforma SaaS deve oferecer o backup, que é um ponto imprescindível para diminuir as falhas e garantir que os dados estejam disponíveis mesmo que ocorra algum imprevisto. A cópia e armazenamento periódico de informações em servidores seguros é a estratégia mais robusta de segurança.
Parece uma estratégia simples, mas não é. Escolher um provedor de credibilidade também aumenta as chances do seu negócio manter-se livre de ataques cibernéticos. Conheça bem a empresa e se atente ao modo com que ela se adequa a LGPD.
Determinar quem tem acesso ao software de informação é um fator que deve ser definido pelos gestores a fim de reduzir os riscos de vazamento. Os dados podem estar vulneráveis nas mãos de todos da empresa. Portanto, a organização precisa definir quais profissionais da equipe terão acessos às informações, ou colocar como solução uma chave específica, que mostrará, no sistema, o que foi feito por cada usuário que acessou.
Não é só a empresa que deve se adequar, os colaboradores também precisam criar uma cultura de proteção a dados dentro das áreas que atuam.
Além disso, a depender das características do seu negócio, antivírus, criptografia, monitoramento de rede e firewall podem potencializar a segurança da informação da sua empresa.
Saiba mais: Sistema de gerenciamento de processos: 7 passos para escolher o melhor
Conheça a Blue Service BPM Platform
A Blue Service BPM Platform garante ao seu negócio 100% padronização e compliance, assim como total adequação à LGPD. Além disso, é possível criar mais de 700 regras de parametrização por atividade por meio da plataforma, o que promove conformidade em todos os níveis da operação.
Com um suporte completo, a Blue Service promove à sua empresa benefícios, como:
- Inovação e transformação digital;
- Diferencial competitivo;
- Eficiência e produtividade;
- Sustentabilidade para expansão dos negócios
- Segurança de ponta a ponta
Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e converse com o nosso time!