Qual a relação entre os processos BPM e os indicadores de performance?

Qual a relação entre os processos BPM e os indicadores de performance?

processos bpm

Os processos BPM (Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócio, em português) têm uma relação intrínseca com os indicadores de performance. Afinal, é por meio de métricas estratégicas, que os gestores podem verificar as atividades que necessitam de aprimoramento, bem como possíveis gargalos.

Além do mais, para que os processos BPM tenham a eficácia pretendida, eles precisam de uma padronização, integrada aos demais sistemas da empresa, com automação das tarefas. Para verificar essa eficiência, novamente temos os indicadores de performance.

Mas, como integrar os processos BPM e os indicadores de performance na sua empresa? O artigo de hoje irá esclarecer um pouco mais essa relação e mostrar como você pode incorporar uma solução diferenciada, para melhoria contínua do seu negócio. Acompanhe!

Por que utilizar processos BPM integrados com indicadores de performance?

Quando fazemos o uso de boas práticas nos processos BPM, em conjunto com os indicadores de performance, temos em mãos dados estratégicos, que nos ajudam a traçar objetivos viáveis para a empresa e realizar o monitoramento das ações.

Na prática, isso significa que se alguma atividade não está trazendo resultados desejados, através da análise das métricas, é possível verificar a necessidade de uma interferência. Como resultado, temos uma transparência maior nos processos, redução de custos e aumento da produtividade.

Mas, quais indicadores são usados nos processos BPM?

Diante da importância dos indicadores de performance para os processos BPM, vale compreender quais métricas devem ser integradas ao sistema de gerenciamento da sua empresa. A seguir, separamos algumas delas:

Qualidade

A qualidade refere-se ao número de trabalho entregue fora do padrão. Para ter conhecimento do indicador, é preciso verificar o número total de produções, com relação àquelas que não atendem às expectativas dos clientes.

Quanto menor o número, significa que o trabalho tem mais qualidade.

Produtividade

A produtividade consiste nas entregas de produtos e serviços dentro do prazo. No entanto, este indicador acompanha outras métricas, como eficiência dos colaboradores, desempenho dos departamentos, etc. Além disso, a produtividade deve estar alinhada aos objetivos da empresa, não se limitando a uma produção em grande volume.

Capacidade

Já a capacidade diz respeito ao tempo de produção dos colaboradores, em um determinado intervalo. Este indicador está diretamente relacionado com a produtividade e ajuda a verificar quando é preciso contratar novos profissionais.

Como integrar os indicadores de performance aos processos BPM?

Ao identificar os principais indicadores de performance do seu negócio, é possível integrá-los aos processos BPM, por meio do estabelecimento de metas e uma análise estratégica de dados.

Para isso, é necessário mapear e redesenhar algumas atividades, bem como realizar o acompanhamento constante das métricas. Dessa forma, os gestores conseguem visualizar os processos de forma holística e abrangente.

A Blue Service é uma plataforma BPM que faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Com a Blue Service, as atividades da sua empresa podem ser padronizadas e você tem informações estratégicas para a tomada de decisões. Fora isso, todos os processos BPM são automatizados e adaptados conforme às necessidades. Entre em nossa página e visualize a plataforma Blue Service!