Como uma plataforma BPM pode automatizar o fluxo de processo de vendas?

Como uma plataforma BPM pode automatizar o fluxo de processo de vendas?

fluxo de processo de vendas

O fluxo de processo de vendas é um dos aspectos mais importantes de uma empresa, isso porque, quando bem empregado, impacta diretamente no crescimento e desenvolvimento da organização. 

Na prática, essa modelagem permite organizar, mapear e acompanhar com efetividade cada etapa envolvida nas atividades comerciais, desde a prospecção de leads, por exemplo, até o fechamento de novos negócios e monitoramento pós-vendas.

Por conta disso, cada vez mais gestores estão investindo em novas medidas para otimizar e inovar a área comercial, com o objetivo de impulsionar as vendas e, consequentemente, maximizar o desempenho da empresa tanto no momento atual quanto no futuro.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 57% das organizações brasileiras planejam aumentar o investimento na área de tecnologia de vendas em 10% ou mais em 2021. 

Nesse sentido, a adoção de uma plataforma BPM pode ser uma ótima opção para não apenas tornar o fluxo de processo de vendas mais efetivo, mas também garantir constantes melhorias. Mas, afinal, como essa ferramenta pode automatizar a área comercial? Confira abaixo. 

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Como a plataforma BPM pode automatizar o fluxo de processo de vendas?

De maneira geral, a plataforma BPM (acrônimo para Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio, em português), consiste em um sistema robusto que viabiliza o mapeamento de qualquer fluxo dentro de uma empresa. 

Por se tratar de uma ferramenta flexível, ela pode ser utilizada nos mais diversos setores e, até mesmo, para integrar departamentos. Por isso, auxilia a área de vendas trazendo benefícios, como: 

Permite padronizar os fluxos de vendas 

Como citado, um fluxo comercial é complexo e ele não acaba quando um lead chega no funil de vendas ou um contrato é fechado, muito pelo contrário, esses processos continuam no pós-venda e em possíveis upselling (renovações e novos serviços a um perfil que já é cliente do seu negócio). 

Nesse cenário, por meio de uma plataforma BPM, é possível não apenas mapear cada um desses fluxos, mas também torná-los transparentes para todo o time. Com isso, os seus gestores de vendas conseguem padronizar todos os processos, determinando etapas que devem ser seguidas pelo time. 

Facilita a criação de formulários personalizados

Algo que é muito valioso para qualquer equipe de vendas são os contatos. É por meio desses perfis que o time consegue implementar estratégias para nutrir os prospects e, então, fechar as vendas.

Nesse sentido, a plataforma BPM facilita a criação de formulários que podem ser implementados em qualquer fase do fluxo de processo de vendas, como para captação de leads, tanto na página de contato do site quanto em estratégias de Inbound Marketing (como landing pages) e, até mesmo, ações pós-vendas para recolher a percepção dos clientes. 

Viabiliza o acompanhamento de todo o time

Sabemos que monitorar os resultados do time de vendas é um dos principais desafios das organizações. Não apenas há diversas métricas que devem ser consideradas, mas, muitas vezes, uma série de pormenores que afetam negativa ou positivamente o desempenho do time.

Por sua vez, o uso de tecnologias como a plataforma BPM permitem o acompanhamento estratégico de todo o fluxo de processo de vendas, o que significa monitorar os ganhos gerados, identificar inconsistências na operação e dificuldades e, até mesmo, realizar a previsão de resultados. 

Dessa forma, é possível implementar uma gestão comercial pautada em dados, tornando toda a operação mais estratégica e constantemente otimizada, garantindo melhorias contínuas. 

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A Blue Service BPM Platform é um sistema BPM totalmente personalizável que pode auxiliar o seu negócio na otimização e inovação do fluxo de processo de vendas.

Se tratando de uma plataforma robusta, porém, muito intuitiva, a Blue Service BPM Platform promove ao seu negócio benefícios, como:

  • Maior agilidade em toda a área comercial;
  • Redução de custos de maneira estratégica;
  • Melhor integração de processos;
  • Máxima interação de todo o time;
  • Fácil integração com outros departamentos;
  • Transparência no fluxo de vendas.

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