Como uma plataforma BPM pode automatizar o fluxo de processo de vendas?

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Como uma plataforma BPM pode automatizar o fluxo de processo de vendas?

fluxo de processo de vendas

O fluxo de processo de vendas é um dos aspectos mais importantes de uma empresa, isso porque, quando bem empregado, impacta diretamente no crescimento e desenvolvimento da organização. 

Na prática, essa modelagem permite organizar, mapear e acompanhar com efetividade cada etapa envolvida nas atividades comerciais, desde a prospecção de leads, por exemplo, até o fechamento de novos negócios e monitoramento pós-vendas.

Por conta disso, cada vez mais gestores estão investindo em novas medidas para otimizar e inovar a área comercial, com o objetivo de impulsionar as vendas e, consequentemente, maximizar o desempenho da empresa tanto no momento atual quanto no futuro.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 57% das organizações brasileiras planejam aumentar o investimento na área de tecnologia de vendas em 10% ou mais em 2021. 

Nesse sentido, a adoção de uma plataforma BPM pode ser uma ótima opção para não apenas tornar o fluxo de processo de vendas mais efetivo, mas também garantir constantes melhorias. Mas, afinal, como essa ferramenta pode automatizar a área comercial? Confira abaixo. 

O que é fluxo de processo de vendas?

Resumidamente, fluxo de processos de vendas é um sistema responsável por organizar todas as etapas envolvidas no processo de vendas de um produto ou serviço. Isso inclui detalhar todos os colaboradores responsáveis por cada um dos processos.

Ter um fluxo de processos claro permite que você compreenda todas as etapas e tarefas necessárias para a realização daquela venda, dessa forma, tomando as melhores decisões e observando onde o processo pode ser otimizado para ter mais resultados.

Utilizar um fluxo de vendas pode ajudar sua empresa a: 

  • Determinar todas as etapas que devem ser seguidas e em quais ordens;
  • Reduzir os erros durante todo o processo que envolve os clientes;
  • Torna o dia-a-dia de trabalho mais fácil e mais organizado.

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Como a plataforma BPM pode automatizar o fluxo de processo de vendas?

De maneira geral, a plataforma BPM (acrônimo para Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio, em português), consiste em um sistema robusto que viabiliza o mapeamento de qualquer fluxo dentro de uma empresa. 

Por se tratar de uma ferramenta flexível, ela pode ser utilizada nos mais diversos setores e, até mesmo, para integrar departamentos. Por isso, auxilia a área de vendas trazendo benefícios, como: 

Permite padronizar os fluxos de vendas 

Como citado, um fluxo comercial é complexo e ele não acaba quando um lead chega no funil de vendas ou um contrato é fechado, muito pelo contrário, esses processos continuam no pós-venda e em possíveis upselling (renovações e novos serviços a um perfil que já é cliente do seu negócio). 

Nesse cenário, por meio de uma plataforma BPM, é possível não apenas mapear cada um desses fluxos, mas também torná-los transparentes para todo o time. Com isso, os seus gestores de vendas conseguem padronizar todos os processos, determinando etapas que devem ser seguidas pelo time. 

Facilita a criação de formulários personalizados

Algo que é muito valioso para qualquer equipe de vendas são os contatos. É por meio desses perfis que o time consegue implementar estratégias para nutrir os prospects e, então, fechar as vendas.

Nesse sentido, a plataforma BPM facilita a criação de formulários que podem ser implementados em qualquer fase do fluxo de processo de vendas, como para captação de leads, tanto na página de contato do site quanto em estratégias de Inbound Marketing (como landing pages) e, até mesmo, ações pós-vendas para recolher a percepção dos clientes. 

Viabiliza o acompanhamento de todo o time

Sabemos que monitorar os resultados do time de vendas é um dos principais desafios das organizações. Não apenas há diversas métricas que devem ser consideradas, mas, muitas vezes, uma série de pormenores que afetam negativa ou positivamente o desempenho do time.

Por sua vez, o uso de tecnologias como a plataforma BPM permitem o acompanhamento estratégico de todo o fluxo de processo de vendas, o que significa monitorar os ganhos gerados, identificar inconsistências na operação e dificuldades e, até mesmo, realizar a previsão de resultados. 

Dessa forma, é possível implementar uma gestão comercial pautada em dados, tornando toda a operação mais estratégica e constantemente otimizada, garantindo melhorias contínuas. 

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Melhora a experiência do usuário

Com o que falamos até agora fica bem claro que o BPM pode trazer muitos benefícios para o fluxo de processos de vendas da sua empresa. Com a automação destes processos, fica mais fácil para que seus colaboradores possam tomar as melhores decisões.

Porém, vamos falar de alguns benefícios que o BPM pode trazer para sua empresa.

Um dos benefícios é em relação á experiência do cliente. Em muitos pontos, a automação garante uma experiência melhor para aquelas pessoas que estão fazendo negócio com você.

Por exemplo, é possível automatizar o gerenciamento de faturas. Dessa forma, logo que o cliente realiza a compra e o pagamento é aprovado, o processo de emissão da fatura e o envio deste documento é feito instantaneamente.

Isso oferece mais segurança e transparência para o cliente. Além disso, você pode automatizar as etapas da compra e notificar os clientes como está o status do produto. Assim, quando o produto é separado e enviado para a transportadora, o cliente será notificado automaticamente, depois, quando o produto sair para entrega, também. 

Facilita a integração com outras áreas da sua empresa

Outra possibilidade de uso do BPM é na integração com os demais departamentos da empresa. Como ele permite o monitoramento dos processos de vendas, esses dados podem ser utilizados em parcerias com outras áreas, por exemplo, o marketing.

A partir desta integração, é possível que você realize a troca de informações entre os setores, para que sejam tomadas as melhores decisões. 

Um exemplo como isso pode ser feito é através da identificação daqueles produtos e serviços que possuem maiores e menores buscas e, consequentemente, mais e menos vendas. Com isso, é possível determinar se vale ou não a pena realizar campanhas de marketing para divulgar esses produtos.

Essa  integração pode ser utilizada com qualquer área para otimizar as estratégias e ações. 

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  • Maior agilidade em toda a área comercial;
  • Redução de custos de maneira estratégica;
  • Melhor integração de processos;
  • Máxima interação de todo o time;
  • Fácil integração com outros departamentos;
  • Transparência no fluxo de vendas.

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