Modelagem de processos: 4 benefícios e como a tecnologia pode ajudar
Muitos gestores não entendem a importância da modelagem de processos. Mas, na verdade, esta prática é fundamental para entender os fluxos de trabalho da empresa, a fim de identificar falhas que atrapalhem o crescimento do negócio.
Assim, por meio dessa ação, é possível detectar os problemas nas atividades e corrigi-los, para alcançar maior eficiência, produtividade e melhores resultados.
Ou seja, a modelagem permite a otimização dos processos, garantindo economia e aumento da competitividade para a empresa.
Esta prática é ainda mais importante para organizações com múltiplas tarefas, equipes e unidades, já que ajuda a identificar todos os gargalos nas operações e centralizar as informações em um só lugar.
Leia também: Como simplificar processos com uma solução de BPM nas empresas
Como funciona a modelagem de processos?
Podemos definir a modelagem de processos como uma apresentação gráfica do fluxo de trabalho e das atividades da empresa. Seu objetivo é não só representar o workflow e as demandas, mas também documentar, entender e analisar o trabalho para implementar transformações.
Essa prática está inserida dentro do contexto do BPM (Business Process Management, ou gerenciamento de processos de negócios), a fim de ajudar na otimização e melhoria contínua dos processos.
Assim, ao executar a modelagem, é possível mapear todo o serviço executado, identificar cada atividade e seus desdobramentos, além de facilitar a visualização e compreensão dos gestores sobre os processos, tarefas, responsáveis e toda a conexão do fluxo de trabalho, apoiando a tomada de decisão.
Mas como pode ser feita essa representação ilustrativa? A modelagem de processos conta com diferentes modelos como:
- Diagramas;
- Fluxogramas;
- Mapas;
- Outros métodos gráficos.
Saiba mais: Como usar uma ferramenta para desenhar processos
Principais benefícios da modelagem de processos
Como vimos, a modelagem de processos permite a otimização e melhoria contínua das operações e fluxos de trabalho. Assim, as empresas obtêm maior agilidade, produtividade e eficiência. Mas os benefícios vão além disso. Confira aqui as principais vantagens:
Redução de custos
Em primeiro lugar, as práticas de modelagem de processos têm como resultado a eliminação de gastos desnecessários e a redução de custos como reflexo do fluxo de trabalho mais eficiente e da diminuição de falhas, desperdícios e perdas de tempo em tarefas improdutivas.
Melhora da comunicação
Com a modelagem e a melhor visualização das atividades, fica mais fácil para os colaboradores se entenderem, preencherem as lacunas que faltavam e conseguirem conversar sobre o andamento dos projetos e fluxos de trabalho.
Mitigação de desperdícios e atrasos
O entendimento mais claro dos processos melhora também a visualização de gargalos, desperdícios, atrasos e outros problemas que antes não eram notados. Com isso, é possível tomar as ações necessárias para corrigir tais questões.
Auxílio no desenvolvimento dos funcionários
Imagine só um novo colaborador chegando à empresa sem ter uma organização de processos de forma adequada. Certamente, ele vai ter muitas dificuldades para entender como funciona o fluxo de trabalho e por quais demandas é responsável. Então, a modelagem facilita essa visualização e controle das operações, auxiliando na integração de novos funcionários e o seu treinamento.
Saiba mais: BPM x BPMN: entenda quais são as diferenças e como usá-los
Como a tecnologia de processos pode ajudar na modelagem
Para ajudar os gestores na modelagem de processos, nada melhor do que contar com uma tecnologia de gestão de processos, como a plataforma de BPM.
Assim, o primeiro passo é definir a abordagem que será usada na modelagem. Por exemplo: ir da visão macro do processo para depois detalhar o restante, ou fazer o caminho contrário, ou ainda ir do núcleo do problema de um processo para depois caminhar para as suas extremidades.
Depois, a segunda etapa é coletar todas as informações sobre os processos.
Na sequência, é preciso escolher como diagramar os processos. É aqui que entra a tecnologia com o apoio da plataforma de BPM para realizar o desenho do fluxo de trabalho e implementar a padronização, integração, automação e gerenciamento de processos, equipes, documentos e muito mais.
Além disso, ainda é possível ter indicadores para monitorar o andamento dos processos na plataforma, analisar os resultados e implementar melhorias.
Conheça a Blue Service
Para adotar a modelagem de processos da melhor forma possível na sua empresa, conte com uma plataforma de BPM completa, ultrapersonalizada e totalmente intuitiva.
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma ferramenta de gestão de múltiplos processos, demandas, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização e em uma plataforma no code.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!