Como a automação de processos de negócio impulsiona a transformação digital?

Soluções de gerenciamento de processos de negócio BPM

Como a automação de processos de negócio impulsiona a transformação digital?

automação de processos de negócio

A automação de processos de negócio está diretamente relacionada com ganhos de eficiência, agilidade, economia e produtividade às empresas, motivando o aumento do investimento na tecnologia.

O estudo da everis em conjunto com o Grupo NTT Data e o MIT revelou um salto de 300% na adesão à automação de processos na América Latina durante a pandemia da Covid-19.

O mesmo estudo indicou que 70% das empresas da região investem em automação para promover a transformação digital dos negócios.

De fato, a automação de processos de negócio está diretamente relacionada à digitalização e modernização das empresas, potencializando os ganhos em termos de eficiência, produtividade e qualidade.

Veja também: Automação de processos logísticos: importância e como implementar com uma plataforma BPM

Como a automação de processos de negócios impulsiona a transformação digital?

A automação permite que processos repetitivos sejam realizados por máquinas, liberando os profissionais para tarefas mais criativas e estratégicas.

Além disso, as plataformas de automação detém uma capacidade de coleta e processamento de dados que, muitas vezes, são ignorados por agentes humanos.

Com isso, a automação consiste em um amplo leque de transformações previsíveis na empresa, mas também pode colaborar com a inteligência de negócio gerando insights até então não esperados.

Esses elementos já indicam como a automação e a transformação digital estão relacionadas na prática das companhias. Conheça outros exemplos a seguir.

Adoção de tecnologias

A automação de processos de negócios demanda, invariavelmente, o investimento em novas tecnologias, sejam softwares ou hardwares.

Esse investimento é um primeiro passo na transformação digital da companhia, uma vez que a consolidação de processos digitais pressupõe uma infraestrutura convergente entre as duas práticas.

Saiba mais: Como iniciar o processo de modernização de sistemas legados

Envolvimento da equipe na digitalização

A tentativa de transformar todos os processos simultaneamente em todos os departamentos da empresa resulta em uma sobrecarga aos colaboradores difícil de acompanhar.

O investimento inicial em automação, por sua vez, permite uma reestruturação paulatina, mas ágil, dos processos de uma forma mais compreensível e intuitiva pelas equipes.

Inteligência operacional

A consolidação de um processo de transformação digital implica em uma convergência satisfatória entre elementos técnicos, humanos e processuais.

A automação de processos de negócio inicia essa interação por meio de metodologias ágeis que vão se tornando mais familiares às equipes, até que haja uma inteligência efetiva na sua operacionalização.

Portanto, uma real transformação digital pressupõe uma etapa de desenvolvimento e consolidação da inteligência operacional, otimizando a interação entre colaboradores, processos e tecnologias.

Interface no-code

A automação com interface no-code pressupõe o desenvolvimento de um sistema mais flexível e adaptável para construção de um único fluxo de trabalho integrando sistemas e dados, para obter mais fluidez e agilidade nos processos.

Por meio do no-code, profissionais de diferentes áreas têm autonomia para o desenvolvimento de fluxos inteligentes de trabalho, não ficando dependente do setor de TI.

Leia também: Organização dos processos de trabalho: como montar um fluxo para sua empresa

Essa transformação na mentalidade e operação da empresa é fundamental à digitalização e à inovação.

Como iniciar a transformação e automação na empresa?

Existem diferentes etapas que compõem um plano de transformação digital na empresa e investir na automação de processos de negócio pode ser um primeiro passo nessa direção.

A definição estratégica de parceiros é um fator relevante, buscando tecnologias e soluções já consolidadas no mercado que viabilizem a automação de processos.

Um exemplo é a plataforma BPM (Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócio) da Blue Service.

Por meio da plataforma BPM a empresa digitaliza e automatiza processos e promove melhorias contínuas baseadas em dados.

Leia mais: O que é melhoria contínua dos processos e como adotar?Com personalização, integração e centralização dos fluxos de trabalho, a plataforma BPM contribui diretamente na automação de processos de negócio e transformação digital. Conheça mais a plataforma da Blue Service aqui!