Administração de franquias: o que são as auditorias e como implementá-las?

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Administração de franquias: o que são as auditorias e como implementá-las?

administração de franquias

A correta administração de franquias é responsável por manter o padrão de qualidade das empresas do modelo Franchising e facilitar a identificação de gargalos, erros ou inconsistências. Essa gestão é realizada, principalmente, por meio das auditorias.

Na prática, as auditorias de franquias nada mais são do que um processo de visita e checagem de cada loja da rede. Ou seja, uma empresa franqueada precisa seguir uma série de regras estabelecidas pelo franqueador (dono) e essas visitas servem para garantir que os protocolos estão sendo cumpridos. 

Mas, afinal, você sabe qual é a importância dessa iniciativa no processo de administração de franquias, quais são os principais tipos de auditorias e como implementá-las? Descubra abaixo!

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Qual é a importância das auditorias na administração de franquias? 

As auditorias frequentes servem não apenas para acompanhar de perto a performance de toda a rede de franquias, mas também garantem uma série de benefícios, como:

  • Auxiliam na padronização de processos
  • Minimizam os problemas de produção;
  • Diminuem as perdas de recursos;
  • Melhoram o atendimento ao cliente;
  • Potencializam o relacionamento com colaboradores, fornecedores e outros agentes do negócio;
  • Permitem uma expansão sustentável da rede de franquias;
  • Garantem dados para melhores tomadas de decisão.

Quais são os tipos de auditorias comuns em franquias?

As auditorias de franquias são feitas pelos consultores de campo e são divididas em dois tipos: internas e externas.

Como é de se imaginar, as auditorias internas estão relacionadas aos processos de dentro da empresa e englobam toda a operação, contabilidade, políticas do negócio, gestão de qualidade, normas de padronização, segurança do trabalho, infraestrutura interna, legislação e outros fluxos semelhantes.

Por sua vez, as auditorias externas possuem processos semelhantes, porém, são feitas por terceiros ou empresas contratadas, que não possuem um vínculo direto com as franquias. 

Ambas devem ser realizadas com frequência, cuja periodicidade é definida pelos próprios gestores do negócio, dessa forma, é possível analisar detalhadamente a performance de cada franqueado. 

Como implementar as auditorias?

O primeiro passo para implementar as auditorias na administração de franquias é o planejamento

Os consultores de campo não precisam apenas conhecer o padrão da sua rede de franquias, mas também entender todo o plano de ação, como as lojas que serão visitadas, datas, horários, fluxos analisados, envolvidos e outras informações.

Esse planejamento deve ser detalhado, identificando o tempo e recursos necessários em cada vistoria, possíveis riscos, frequência e estratégias de gestão, ou seja, como esses dados serão registrados, tratados e armazenados pelo seu negócio.

Em seguida, é fundamental definir indicadores que facilitem o acompanhamento dos resultados, não apenas das vistorias, mas também da performance do próprio time de campo. 

Desse modo, o franqueador consegue estabelecer medidas rápidas e eficientes para melhorar o desempenho de toda a rede e propor propostas inovadoras para resolver possíveis problemas. 

Por fim, é essencial contar com a tecnologia para automatizar as vistorias, otimizar o tempo do time de campo, facilitar as atividades e melhorar o gerenciamento de toda a corporação. Neste sentido, um sistema de gestão BPM pode ser uma ótima solução.

Veja também: Como a automação de processos em franquias acelera o crescimento da rede

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Dessa forma, possui recursos nativos inovadores que viabilizam o acompanhamento estratégico da performance dos times, facilitam a comunicação entre todas as equipes e simplificam o registro e análise de informações.

Além disso, a Blue Service BPM Platform permite a gestão dos times de campo, contando com recursos que facilitam a digitalização, controle de qualidade do técnico, preenchimento de formulários e outros. 

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