6 dicas para centralizar informações e melhorar a gestão de franquias

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6 dicas para centralizar informações e melhorar a gestão de franquias

gestão de franquias

O sistema de franquias, conhecido como franchising empresarial, consiste na concessão da marca feita pela franqueadora (matriz) ao franqueado. Para que esse processo seja efetivo, porém, é fundamental realizar uma gestão de franquias adequada.  

Esse modelo de negócio é bastante comum no Brasil e vem se popularizando ainda mais, mesmo com os impactos da crise econômica e sanitária que tem assolado o país. 

Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Franchising, em março de 2021, o setor apresentou um crescimento de 11% em faturamento.

A rede alimentícia também possui um grande destaque no sistema de franquias. Ainda de acordo com esse estudo, o segmento alcançou um expressivo faturamento de R$ 39,6 milhões em 2020. 

Com a recuperação do mercado, as franqueadoras precisam não apenas otimizar a gestão de processos, mas também centralizar informações, promover uma administração transparente de todos os parceiros, apoiar e garantir o sucesso de seus franqueados, afinal, quaisquer erros podem comprometer toda a imagem da marca. 

Nesse cenário, confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a alcançar uma melhor performance da sua rede de franquias. 

6 dicas para centralizar informações e melhorar a gestão de franquias

Dentre as principais iniciativas para adotar uma gestão estruturada das suas franquias, podemos destacar: 

1. Padronize processos

Sabemos que uma rede de franquias possui uma série de stakeholders, ou seja, “agentes” do negócio. Isso significa que o franqueador lida com diferentes perfis de empreendedores, gestores, diretores e clientes, esse último podendo variar, inclusive, de acordo com a região em que a franquia em questão está inserida.

Diante disso, o primeiro passo é elaborar um planejamento assertivo e padronizar processos. Todos os franqueados precisam exalar a cultura do seu negócio e serem embaixadores comprometidos com a marca, falando a “mesma língua”. 

Isso inclui a maneira como eles se comunicam, atendem os clientes, realizam a preparação ou comercialização dos produtos e diversos outros pormenores. 

Nesse cenário, a padronização é acompanhada por uma série de regras que os seus franqueados precisam seguir para garantir qualidade em todos os serviços prestados. 

2. Informe e realize treinamentos com os seus franqueados

Com processos definidos, é momento de repassá-los devidamente à sua rede de franquias. Para tal, realize treinamentos direcionados, ensinando aspectos acerca da sua marca, processos, iniciativas e novas abordagens de negócios.

É importante salientar que esses processos apenas serão eficientes se houver uma constância nos treinamentos, isso porque rotatividade dentro das empresas é algo muito comum e pode fazer com que fluxos se percam em uma possível troca de gestão nas franquias ou, até mesmo, das equipes operacionais.

3. Crie canais de atendimento centralizados

Sabemos que o segredo para o sucesso de qualquer negócio está pautado na comunicação, afinal, sem uma interação eficaz, erros podem ocorrer e prejudicar o desempenho, resultados e a imagem da empresa. 

Por isso, tenha canais de atendimento centralizados para tirar dúvidas dos seus franqueados de maneira rápida e eficiente. 

Além disso, certifique-se de que todas as solicitações recebidas, sejam questionamentos ou possíveis problemas, estão sendo devidamente atendidas. 

Quanto melhor for a comunicação com os seus franqueados, mais alinhada será a sua rede de franquias e menores são as chances de ocorrerem situações que afetem a performance da sua marca no mercado. 

4. Defina e acompanhe indicadores

Os indicadores são cruciais para acompanhar os resultados que cada franqueado tem gerado para a sua marca. 

Por essa razão, é fundamental definir algumas métricas estratégicas e acompanhá-las periodicamente, como: faturamento, satisfação do cliente e média de compras

Ao acompanhar os números, a sua empresa consegue encontrar gargalos com mais facilidade e atuar ativamente para corrigir esses fatores, garantindo sempre total alinhamento dos seus franqueados. 

5. Não abra mão do padrão de qualidade

Elencando o tópico anterior, analisar métricas permite identificar inconformidades que afetem o padrão de qualidade e, se tratando de franquias, isso é crucial para uma boa performance da marca.

Portanto, não abra mão dos padrões definidos pelo seu negócio lá no planejamento. Acompanhe os seus parceiros e entenda se eles estão cumprindo com as regras acordadas, garantindo que os seus clientes tenham uma boa experiência independentemente do local em que ele consuma o seu produto. 

Há diversas empresas que realizam essa análise por meio de auditores em campo, que são responsáveis por fiscalizar cada franqueado para garantir que todos os processos estão sendo seguidos. 

6. Conte com a tecnologia

A transformação digital chegou com força no varejo, inclusive nas redes de franquias. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa supracitada da ABF, em 2020, 80% das empresas investiram no desenvolvimento de novas tecnologias e implementação de inovação na operação.

Além disso, esse estudo nos revela que 84% das organizações apostaram na criação de novos produtos e serviços, enquanto 88% começaram a vender também pelo meio digital, através de e-commerces. 

É inegável que a polarização da tecnologia ganhou ainda mais espaço em decorrência da pandemia, porém, é uma tendência que chegou para ficar e isso inclui a otimização dos processos internos.

Nesse cenário, a melhor maneira de centralizar informações é implementar um software para gestão de franquias, essa tecnologia automatiza tarefas, facilita as interações, garante históricos das operações e qualifica processos. 

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