Como a automação de processos em franquias acelera o crescimento da rede

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Como a automação de processos em franquias acelera o crescimento da rede

automação de processos

Com a polarização da transformação digital, cada vez mais empresas estão investindo na automação de processos com o objetivo de alcançar melhor desempenho operacional e inovação em todas as áreas do negócio.

Essa iniciativa se torna ainda mais necessária quando levamos em consideração a rotina das franquias, que contam não apenas com diversas unidades de negócios diferentes, mas também operações que funcionam de maneira bastante independente.

Sem um planejamento e o uso de ferramentas apropriadas, esse cenário pode prejudicar o desempenho dessas redes de empresas e impedir o crescimento a longo prazo. É neste ponto que a automação mostra os seus benefícios.

Para te ajudar a compreender como essa iniciativa funciona, suas vantagens para expansão dos negócios e como implementá-la, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira!

3 benefícios da automação de processos em franquias para o crescimento da rede

Antes de mais nada, precisamos entender o que é a automação de processos. De maneira prática, essa iniciativa consiste na transição de atividades, que eram realizadas por braços humanos, para máquinas e sistemas.

Muitos gestores acreditam que essa inovação veio para substituir o ativo humano, porém, não é bem assim. A tecnologia surgiu para empoderar as pessoas e tornar o trabalho mais inteligente e dinâmico.

Nesse sentido, a otimização de processos permite que as empresas realoquem melhor os seus funcionários, direcionando-os para atividades mais estratégicas para o crescimento dos negócios.

Com isso, apostar na automação em redes de franquias pode trazer uma série de benefícios para expansão dessas empresas, como:

1. Garante padronização

Sabemos que uma das premissas da gestão de franquias é a padronização, afinal, todos devem “falar a mesma língua”.

Ou seja, é preciso que cada franqueado entenda as regras impostas pelo franqueador e como o seu negócio deve se portar diante disso, o que inclui a gestão de processos. 

Com a automação, é muito mais fácil acompanhar cada área e cada atividade da empresa, assim como identificar com rapidez quaisquer erros ou inconformidades, o que permite padronizar todas as tarefas em larga escala, garantindo que toda a operação entenda como cada atividade deve ser feita e gerenciada.

2. Otimiza tempo e custos

Outro ponto positivo para a automação é a otimização de tempo e despesas envolvidas em toda a operação. 

Ao adotar ferramentas e sistemas tecnológicos, as empresas conseguem reduzir o tempo despendido em cada tarefa sem perder a qualidade. Isso significa que as organizações também atingem melhor controle de custos e uma gestão muito mais estratégica.

3. Promove uma gestão integrada e holística

Por fim, ao implementar a otimização, as redes franqueadas conseguem obter uma visão vasta de toda a operação, no entanto, isso não significa processos desconectados, muito pelo contrário, a gestão se torna ainda mais integrada.

Nesse sentido, diferentes áreas do negócio também se conversam com efetividade, mantendo sempre processos claros, assim como melhor assertividade de todo o time. Diante disso, é fato que aspectos como produtividade, desempenho e eficiência se tornam ainda mais positivos. 

Como automatizar processos em redes de franquias?

Para automatizar processos em redes de franquias, é crucial que os gestores realizem um mapeamento de toda a operação, entendendo qual é o fluxo atual de tarefas das equipes. É preciso ter muito claro todo o workflow, metodologias usadas e as atuais ferramentas.

Com esse levantamento inicial, já é possível identificar oportunidades de otimização. Em seguida, o ideal é adotar uma tecnologia apropriada às necessidades da sua empresa, como é o caso do software para gestão de franquias.

A Blue Service BPM Platform é um sistema completo, robusto e intuitivo que pode ajudar o seu negócio a otimizar processos e maximizar o controle da operação.

É um software fácil de mexer e totalmente responsivo, adaptando- se aos mais diversos dispositivos. 

Além disso, a Blue Service BPM Platform permite integração de diferentes setores de maneira personalizada, configurando as ferramentas de gestão de acordo com as suas necessidades. 

Desse modo, a sua rede de franquias pode alcançar os seguintes benefícios:

  • Administração padronizada e integrada;
  • Aumento dos resultados internos e eficiência;
  • Transparência nos processos internos;
  • Automação de processos;
  • Alta governança e adequação à LGPD;

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