Gerenciamento de processos: como estabelecer as rotinas e os processos da minha empresa
Ter uma empresa desorganizada é sinônimo de prejuízo. As atividades não conseguem ser entregues nos prazos, os colaboradores começam a ficar desmotivados e os negócios não vão pra frente. Essa bagunça é resultado da falta de gerenciamento de processos.
Se você está pensando em como estabelecer as rotinas e os processos da minha empresa, nós separamos algumas práticas para você. Confira!
Leia também: Quais os princípios básicos da modelagem de processos de negócio?
O que é gerenciamento de processos?
Gerenciamento de processos são ações que visam a melhoria e otimização dos processos da empresa. Essas etapas passam por aprimoramentos que as colocam em conformidade com a rotina organizacional.
Mapear, organizar, controlar e otimizar faz parte da padronização de processos. Técnicas e ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para esse fim.
Salve para ler depois: Como aplicar gestão de mudanças organizacionais na sua empresa
Como estabelecer as rotinas e os processos da minha empresa?
A dúvida de como estabelecer as rotinas e os processos da minha empresa pode ser resolvida com uma série de passos que indicam uma boa gestão de processos. Primeiramente, é necessário realizar o mapeamento de processos de toda a empresa, com cada etapa e seu responsável desenhados, para que a análise de distribuição seja feita corretamente.
A partir dessa verificação, é possível identificar falhas no processo e começar a modificar o fluxo de trabalho interno. Como estabelecer as rotinas e os processos da minha empresa? Com essas dicas a seguir, acompanhe:
1- Padronize os processos
Após a análise, você deve ter encontrado alguns processos não tão eficientes. Por isso, elimine-os. A padronização de processos permite que mais de um colaborador possa desempenhar tal função, isso corrobora para maior produtividade da empresa.
2- Defina os projetos
Uma rotina de trabalho assertiva parte do princípio que há um planejamento por trás de todo o trabalho. Nesse planejamento deve conter todas as etapas do processo, bem como cada responsável e seu prazo, para que, assim, se houver qualquer tipo de erro ou atraso, você possa identificar e resolver com rapidez.
3- Priorize as rotinas
Seguindo em como estabelecer as rotinas e os processos da minha empresa, priorizar as rotinas não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Você precisa conhecer bem cada colaborador e em qual etapa ele rende mais e quais trabalhos são prioridades no dia-a-dia.
Focar na atividade correta garante que a empresa flua melhor em seu fluxo rotineiro.
Você pode gostar: 4 passos para executar o mapeamento de processos na sua empresa
Conheça a solução da Blue Service!
A Blue Service pode ajudar a sua empresa a atingir bons resultados no controle e automação de processos por meio da Blue Service BPM Platform, um sistema de gerenciamento de processos completo, intuitivo e responsivo.
Com alta capacidade tecnológica, a nossa Plataforma BPM permite centralização dos fluxos de trabalho do seu negócio, garantindo visão holística da sua empresa, padronização de processos e o acesso a indicadores estratégicos.
Além disso, a nossa plataforma possui possibilidades aprimoradas de integração, o que garante escalabilidade para mudanças a longo prazo e plena estabilidade da sua infraestrutura.
Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!