Como aplicar gestão de mudanças organizacionais na sua empresa

Ao modo que o mercado evolui, as empresas precisam realizar a gestão de mudanças organizacionais para continuarem competitivas. Uma das alterações mais comuns é a implementação de novas tecnologias. Porém, toda mudança acarreta impactos e, se elas não forem gerenciadas corretamente, poderão trazer uma série de erros no processo e até perda de dinheiro.
Os gestores necessitam apurar quais as práticas e softwares atuais necessários para que a empresa cresça com otimização e redução de custos. No blog de hoje, mostraremos como fazer a gestão de mudanças.
Leia também: Segurança da informação: a importância de verificar pontos de segurança antes de contratar uma plataforma SaaS
O que é gestão de mudanças?
As mudanças são necessárias para que a instituição chegue a novos patamares. Essas alterações envolvem diversos fatores, como troca de liderança, diversidade na organização e implantação de novas tecnologias. Mas, a gestão de mudanças não pode chegar de maneira equivocada, deve-se ter um planejamento alinhado com as expectativas da empresa.
Saiba mais: Melhoria de processos: conheça 5 gargalos que podem ser otimizados
Quais os benefícios de se aplicar gestão de mudanças organizacionais na sua empresa?
Além da vantagem do crescimento do negócio, uma consequência esperada é o retorno financeiro sobre o investimento feito. Para que isso se conclua, é necessário que todos os colaboradores entendam os porquês das modificações e trabalhem para que isso aconteça da melhor forma possível.
Mesmo com o período de transição, a tendência é que os colaboradores sintam as mudanças no dia a dia, com a diminuição dos trabalhos manuais ao implementar softwares tecnológicos, como a plataforma BPM, e bom andamento dos processos com uma nova liderança e diversidade.
Depois das primeiras alterações, a empresa se sente mais tranquila com possíveis mudanças futuras. Já que as novidades do mercado não param, a facilidade de implantação de uma segunda onda se torna mais rápida.
Você pode se interessar: Passo a passo de como implantar a gestão por processos em uma organização
Como aplicar gestão de mudanças organizacionais na sua empresa
Para que a mudança aconteça, os gestores devem explicar os motivos aos colaboradores, para que toda empresa esteja com as estratégias compreendidas e pronta para colocar em prática.
É comum acontecer algumas resistências durante o processo de implantação. O senso de urgência pode ser usado como ponto-chave para driblar essa falta de engajamento, além de uma comunicação transparente que coloque o colaborador a par de todas as etapas da transformação.
A transição tranquila é composta por pequenas metas que vão ajudar os colaboradores a se ajustar ao novo modelo. Como elas são mais realistas, a empresa continua com o pé no chão e não se perde em meio ao processo com ideais sonhadores que demoram anos para serem alcançados. Pequenas mudanças auxiliam a implementação a ser mais rápida, efetiva e sem muitas oposições.
Quanto mais o colaborador enxergar a realização dessas pequenas transformações para o melhor, mais ele estará engajado em completar a mudança organizacional por completo.
Salve para ler mais tarde: Equipes de campo: qual é a importância e como fazer mapeamento de processos?
Como a Blue Service ajuda na gestão organizacional da sua empresa
Para ter uma plataforma BPM para o gerenciamento de processos, com um software robusto, mas totalmente personalizável, conte com a Blue Service BPM Platform.
A Blue Service BPM Platform permite facilitar a gestão das atividades, organizando os processos com simplicidade e velocidade. Tudo em uma única solução que pode ser configurada por você, de acordo com as suas necessidades.
Auxiliamos empresas de diversos segmentos, com múltiplas unidades e processos, a padronizar e organizar fluxos de trabalho, atividades e operações, gerir demandas e equipes.
Quer saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time!