Conheça as 6 etapas do ciclo BPM

Para monitorar e melhorar os processos de negócio, o Business Process Management – BPM é uma metodologia muito utilizada. O alinhamento estratégico da organização passa pelo ciclo BPM, que compreende 6 etapas importantes a fim de se obter resultados consistentes.
Como fazer e por onde começar? Não te deixaremos com dúvidas. Apresentaremos as 6 fases do ciclo BPM: planejamento, modelagem, simulação, execução, monitoramento e melhoria. Confira!
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O que é ciclo BPM?
A automação de processos BPM foca no aprimoramento dos processos de negócio. Com ela, o fluxo de trabalho melhora e se torna mais fácil tomar decisões. Já o ciclo BPM são as etapas necessárias para colocar esse plano de ação em prática.
A plataforma BPM ajuda a conduzir os processos organizacionais de forma mais estratégica e profissional, trazendo melhorias contínuas. Por meio dela, cria-se fluxos de processos compartilháveis e responsivos, ou seja, qualquer colaborador que tenha um dispositivo móvel e internet pode acessá-la.
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Conheça as 6 etapas do ciclo BPM
Como toda nova implantação, o ciclo BPM também exige que as etapas sejam cumpridas para que a ação seja eficiente.
1- Planejamento
A etapa do planejamento é a que define qual o objetivo do BPM, quais processos serão melhorados, qual a metodologia, as ferramentas e as áreas envolvidas.
2- Modelagem
Depois da análise anterior, já se tem ideia das falhas que precisam ser corrigidas. Por isso, essa etapa cuida do mapeamento de todo o fluxo de processo e do desenho de todo o desenvolvimento processual a partir da cadeia de valor estabelecida.
3- Simulação
Com a ajuda de uma ferramenta de simulação, o processo aprimorado é testado para constatar se está rodando como o previsto.
4- Execução
Essa etapa é a que move a empresa. A implantação conta com a ajuda de toda a equipe em aceitar as novas mudanças organizacionais não sofrendo muito impacto com elas. Por isso, a gestão de processos deve estar atenta nessa fase, que é crucial para o andamento do ciclo BPM.
5- Monitoramento
Os indicadores de desempenho mostram se o ciclo BPM está sendo realmente eficiente para a empresa. Caso haja algum desvio, a empresa deve procurar resolvê-lo imediatamente, para dar andamento ao resto do processo.
6- Melhoria
O último passo é buscar, sempre que possível, melhorias no fluxo processual da organização. A avaliação da situação atual pode ser feita rotineiramente e aprimoramentos devem ser propostos por qualquer colaborador que faça parte desse processo.
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