Conheça as 6 etapas do ciclo BPM

Soluções de gerenciamento de processos de negócio BPM

Conheça as 6 etapas do ciclo BPM

ciclo BPM

Para monitorar e melhorar os processos de negócio, o Business Process Management – BPM é uma metodologia muito utilizada. O alinhamento estratégico da organização passa pelo ciclo BPM, que compreende 6 etapas importantes a fim de se obter resultados consistentes.

Como fazer e por onde começar? Não te deixaremos com dúvidas. Apresentaremos as 6 fases do ciclo BPM: planejamento, modelagem, simulação, execução, monitoramento e melhoria. Confira!

Saiba mais sobre: BPM como software para gestão de franquias

O que é ciclo BPM?

A automação de processos BPM foca no aprimoramento dos processos de negócio. Com ela, o fluxo de trabalho melhora e se torna mais fácil tomar decisões. Já o ciclo BPM são as etapas necessárias para colocar esse plano de ação em prática.

A plataforma BPM ajuda a conduzir os processos organizacionais de forma mais estratégica e profissional, trazendo melhorias contínuas. Por meio dela, cria-se fluxos de processos compartilháveis e responsivos, ou seja, qualquer colaborador que tenha um dispositivo móvel e internet pode acessá-la.

Leia mais: Como melhorar a logística e gerenciamento da cadeia de distribuição com plataforma de BPM

Conheça as 6 etapas do ciclo BPM

Como toda nova implantação, o ciclo BPM também exige que as etapas sejam cumpridas para que a ação seja eficiente.

1- Planejamento

A etapa do planejamento é a que define qual o objetivo do BPM, quais processos serão melhorados, qual a metodologia, as ferramentas e as áreas envolvidas.

2- Modelagem

Depois da análise anterior, já se tem ideia das falhas que precisam ser corrigidas. Por isso, essa etapa cuida do mapeamento de todo o fluxo de processo e do desenho de todo o desenvolvimento processual a partir da cadeia de valor estabelecida.

3- Simulação

Com a ajuda de uma ferramenta de simulação, o processo aprimorado é testado para constatar se está rodando como o previsto.

4- Execução

Essa etapa é a que move a empresa. A implantação conta com a ajuda de toda a equipe em aceitar as novas mudanças organizacionais não sofrendo muito impacto com elas. Por isso, a gestão de processos deve estar atenta nessa fase, que é crucial para o andamento do ciclo BPM.

5- Monitoramento

Os indicadores de desempenho mostram se o ciclo BPM está sendo realmente eficiente para a empresa. Caso haja algum desvio, a empresa deve procurar resolvê-lo imediatamente, para dar andamento ao resto do processo.

6- Melhoria

O último passo é buscar, sempre que possível, melhorias no fluxo processual da organização. A avaliação da situação atual pode ser feita rotineiramente e aprimoramentos devem ser propostos por qualquer colaborador que faça parte desse processo.

Você pode gostar: Como uma plataforma BPM pode aumentar a performance de um Centro de Serviços Compartilhados

Como a Blue Service pode ajudar a sua empresa

Para promover realmente a simplificação de processos, nada melhor do que ter uma plataforma de BPM nas empresas completa, totalmente intuitiva e ultrapersonalizada.

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma  de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.

Além disso, a ferramenta é completamente segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.

Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo e veja como simplificar processos com a nossa plataforma de BPM nas empresas!