Quais os princípios básicos da modelagem de processos de negócio?

Soluções de gerenciamento de processos de negócio BPM

Quais os princípios básicos da modelagem de processos de negócio?

Quais os princípios básicos da modelagem de processos de negócio?

A modelagem de processos de negócios (Business Process Modeling – BPM), é uma prática que serve para representar os processos de uma empresa, a fim de compreendê-los e otimizá-los dentro dos negócios. Com alto detalhamento, ela mostra as atividades realizadas nos setores, quem as realiza e promove a integração entre áreas. 

Uma empresa que adota esse tipo de procedimento adquire vantagem competitiva sobre as outras, pois organiza melhor as informações dentro da instituição, reduz custos, otimiza as ações e proporciona maior entendimento sobre os processos organizacionais.

A partir disso, apresentamos alguns princípios básicos da modelagem de processos de negócio para que você possa implantar sem ficar com dúvidas. Acompanhe nosso blog!

Saiba mais: Mapeamento de processos: o que é notação BPMN e como funciona?

Princípios básicos da modelagem de processos de negócio

Essa automação de processos produtivos precisa de objetivos claros para funcionar corretamente em seu negócio. A implantação equivocada de uma plataforma BPM acarreta em mais despesas e bagunça processual.

1- Agregação de valor para o cliente

Se uma empresa está trabalhando com mais organização e o fluxo processual corre bem, a produtividade também aumenta. Com isso, o cliente se sente mais satisfeito com o produto ou serviço oferecido.

2- Redução dos atrasos no fluxo 

A nova modelagem de processos de negócio, como toda mudança, pode acarretar, em seu começo, atrasos no fluxo até que os colaboradores compreendam as atividades e suas responsabilidades sobre elas. É bom se antecipar a esses atrasos, especificando o que cada um fará em sua área, para que se reduza os atrasos nos fluxos de trabalho.

3- Impedir a automatização em excesso

Nenhum excesso é válido durante a automação dos processos. Por isso, atente-se aos objetivos, aos detalhes processuais que não podem ser nem demais e nem de menos, para que o colaborador saiba como agir e quando agir para realizar suas ações.

5- Padronizar os processos de negócios

A hierarquia organizacional auxilia a interligação dos processos e aumenta a visão do negócio. Com processos padronizados, as operações ocorrem de maneira facilitada, com redução de erros, custos e maior qualidade.

6- Aplicar padrões de conformidade

As organizações que já tiverem seus padrões, estes devem ser colocados na modelagem de processos, mas não interferidos, pois já estão em conformidade com a empresa.

8- Validação da modelagem BPM

A validação desse processo BPM deve ser feita com todas as pessoas envolvidas para que elas compreendam toda a modelagem e seus efeitos no andamento dos processos.

Antes de qualquer implantação, o ideal é realizar um protótipo inicial do processo, com os campos iniciais configurados, as responsabilidades, as tarefas manuais e, a partir disso,  conversar com os colaboradores para que cada um saiba o que fazer e como fazer diante da nova modelagem

Leia também: Gerenciamento de processos de negócio: 5 dicas para implementar um sistema

Conheça a Blue Service!

A Blue Service BPM Platform é um sistema BPM totalmente personalizável que pode auxiliar o seu negócio na otimização e inovação do fluxo de processo. Se tratando de uma plataforma robusta, porém, muito intuitiva, a Blue Service BPM Platform promove ao seu negócio benefícios, como:

  • Maior agilidade
  • Redução de custos de maneira estratégica;
  • Melhor integração de processos;
  • Máxima interação de todo o time;
  • Fácil integração com outros departamentos;
  • Transparência.

A Blue Service apoia a sua empresa em todo o processo de implementação da ferramenta de  modelagem de processos de negócio, garantindo suporte técnico completo e qualificado. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time.