Como criar um workflow: 5 erros que você não pode cometer

Como criar um workflow: 5 erros que você não pode cometer

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Quem tem um negócio sabe o quanto é importante compreender como criar um workflow para a empresa, já que a estratégia ajuda na organização dos processos, além de criar um dinamismo entre as equipes para melhor desempenho nas atividades. No entanto, ter uma cadeira padronizada, integrada e fluida, nem sempre é uma tarefa fácil.

Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar 5 erros que você não pode cometer ao aprender como criar um workflow eficiente e melhorar os processos organizacionais. Acompanhe a leitura!

Como criar um workflow: 5 erros que você não pode cometer

1 – Não conhecer as demandas da empresa

Se você quer saber como criar um workflow, o primeiro passo é conhecer as reais demandas da sua organização. Caso contrário, o seu fluxo de trabalho não será direcionado e as consequências podem ser desastrosas para o seu negócio.

Daí a importância de realizar um mapeamento dos processos da sua empresa, antes de iniciar a integração dos fluxos de trabalho. Dessa forma, você pode visualizar quais atividades demandam mais atenção, se existem ajustes que devem ser feitos, entre outros aspectos importantes para incorporação do workflow.

2 – Não integrar dados e sistemas

Quem está aprendendo agora como criar um workflow tende a cometer um erro bem comum: a falta de integração de dados e sistemas. Isso ocorre porque as pessoas tendem a verificar os processos de maneira isolada, mas o sucesso dos negócios depende de uma sincronia entre todas as atividades.

Por esse motivo, ao montar o seu workflow, é preciso enxergar os processos como algo contínuo. Com isso, é possível verificar a interface entre os sistemas, bem como a importância da realização de trabalhos em conjunto, já que essa é a chave para um bom desempenho das estratégias corporativas.

3 – Não envolver os colaboradores

Saber como criar um workflow eficiente demanda conhecer as pessoas envolvidas na sua empresa. Afinal de contas, nem só de sistemas tecnológicos e máquinas vive uma corporação. Ao contrário disso, ela é formada por seres humanos.

Quando falamos de fluxo de trabalho, estamos nos referindo a um projeto de colaboração entre as pessoas que conhecem o processo. Sendo assim, é preciso que todos estejam envolvidos na montagem do workflow.

4 – Falta de automação

Ao mesmo tempo em que as pessoas são importantes na hora de aprender como criar um workflow, o uso de ferramentas de automação também é um ponto-chave para o sucesso do seu fluxo de trabalho. Hoje em dia, há recursos exclusivos para melhor gerenciamento de projetos, como as plataformas BPM (Business Process Management).

Dessa forma, ao integrar a automação no seu workflow, vale a pena definir indicadores de desempenho e identificar as oportunidades de melhorias pela tecnologia. Assim, é possível automatizar, agilizar e aumentar a produtividade no seu fluxo corporativo.

5 – Não usar métricas

As métricas são aliadas na hora de iniciar o planejamento de como criar um workflow eficiente. Com elas, você obtém informações estratégicas a respeito dos fluxos de trabalho, algo que ajuda na tomada de decisões.

Inclusive, algumas plataformas BPM já contam com indicadores de desempenho integrados e personalizados, para que os gestores tenham uma visão mais abrangente do negócio.

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