Passo a passo para a padronização de processos
Ao implementar uma gestão de processos empresariais, a prática de padronização de processos se torna imprescindível para maximizar a eficiência do negócio. Os melhores resultados vêm a partir dessa metodologia, pois reduz os custos, minimiza os erros, aumenta a produtividade e permite a constante evolução operacional.
Para se manterem competitivas e em pleno crescimento, as empresas precisam saber qual o passo a passo para a padronização dos processos. No blog de hoje, ensinaremos a sua organização a conseguir o melhor desempenho. Acompanhe a leitura!
Leia também: Integração de sistemas: o que é e como beneficia sua empresa
Quais os objetivos da padronização de processos?
A padronização dos processos operacionais começa com a organização das atividades da empresa em processos operacionais já existentes. Dessa forma, a empresa ganha em tempo e eficiência, há a uniformidade na execução dessas ações. Isso auxilia os gestores a terem a segurança de que, não importa qual o colaborador que está a frente das atividades, ela está sendo feita de forma padronizada, sem comprometimento na entrega, sem variações no produto final e, também, sem desperdício de recursos.
Outro objetivo dessa prática é garantir a identificação de falhas e desvios. A partir de um fluxo de processos estabelecido, é possível perceber qual a causa para os problemas que aparecerem. Com todo esse aperfeiçoamento, é normal que haja estabilidade nos processos de produção, com a minimização da variabilidade das atividades. Isso auxilia na previsibilidade de tempo e gastos, bem como na assertividade na tomada de decisões.
Por último, a equipe, quando há padronização de processos, se sente parte da empresa, pois sabe exatamente como e para que é realizado determinado tipo de tarefa. Com isso, é possível promover a capacitação da equipe.
Saiba mais: Metodologias ágeis: como impactar o seu negócio com uma plataforma BPM
Passo a passo para a padronização de processos
1- Mapeamento dos processos
O primeiro passo é mapear, minuciosamente, todos os processos da empresa. Aqui, devem ser avaliadas as saídas, as entradas, os colaboradores envolvidos, os objetivos da padronização e, a partir dessas informações, o processo será desenhado.
2- Elaboração de documentos
Depois de ter os processos todos mapeados, é importante documentá-los. Esse documento será usado para treinar novos colaboradores e deve ser feito como um guia, com o passo a passo de cada uma das atividades.
3- Treinamento da equipe
Após apresentar o novo processo, treine a equipe sob o novo formato de gestão e mostre quão importante é que cada colaborador cumpra as tarefas com excelência.
4- Monitoramento constante
O último passo é monitorar para que os processos continuem sendo otimizados ou, também, para procurar inconsistências e promover a melhoria contínua.
É normal ter receio de mudar, porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui!
Você pode se interessar: BPM e indicadores de desempenho: qual a relação?
Como a Blue Service pode ajudar a sua empresa
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é completamente segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!