Plano de continuidade de negócios: o que é e qual seu benefício na prática?
Em um mundo onde a maioria das empresas trabalham com grande quantidade de dados, é preciso se proteger de incidentes. Mas, caso eles aconteçam, você precisa de um bom plano de continuidade de negócios para que sua empresa continue funcionando normalmente mesmo com essa ocorrência.
Esse tipo de gestão faz parte da governança corporativa e é responsável pela prevenção e pelo planejamento em caso de ocorrências que interfiram no operacional da instituição, como cibercrimes, incêndios, entre outros.
No blog de hoje, explicaremos o que é plano de continuidade de negócios e qual seu benefício na prática. Acompanhe a leitura e confira!
Leia também: O que é melhoria contínua dos processos
O que é plano de continuidade de negócios?
Plano de continuidade de negócios é um conjunto de ações para gerenciamento de crises. Atualmente, a mais comum é a invasão de hackers que acabam por deixar indisponíveis as aplicações da empresa. Com esse procedimento, é possível minimizar os impactos até que a situação seja normalizada.
As estratégias podem ser descritas em um documento, como um guia ou manual. Dessa forma, o impacto é minimizado e o seu negócio permanece atento aos possíveis ataques sem deixar de trabalhar em momentos de crise. Sem um plano de contingência, o negócio fica à mercê do tempo e dos prejuízos, podendo até fechar as portas.
Saiba mais: Gestão centralizada: entenda sua influência sob os processos
Qual o benefício do plano de continuidade de negócios na prática?
O principal benefício do plano de continuidade de negócios é a certeza de que, independente do acontecimento, as operações da empresa continuarão funcionando. Com isso, a empresa resguarda sua reputação e credibilidade mediante o mercado de trabalho.
Um bom plano de continuidade de negócios também mapeia possíveis cenários de incidentes, melhorando a capacidade de prevenção e antecipação do negócio e trazendo ações que devem ser tomadas diante de cada situação. Essa previsão traz vantagens como: resposta rápida e eficiente, sobrevivência do negócio, visão holística das operações organizacionais, identificação de processos críticos e redução de impactos. Lembre-se de adequar as suas operações de acordo com a LGPD.
É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui!
Você pode se interessar: Como colocar um fluxo de processos em prática?
Como a Blue Service pode ajudar a sua empresa
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é completamente segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!