BPM e indicadores de desempenho: qual a relação?

Soluções de gerenciamento de processos de negócio BPM

BPM e indicadores de desempenho: qual a relação?

indicadores de desempenho

A gestão de processos de uma empresa envolve atividades como a análise de indicadores de desempenho. Essa coleta de dados serve para saber se as mudanças propostas estão surtindo efeito nos processos organizacionais.

Para que a análise seja eficiente, é preciso contar com o auxílio de uma plataforma BPM, que padroniza e integra os processos do negócio. A verificação da eficiência de todas as informações coletadas pelo BPM serão os indicadores de desempenho.

Leia hoje, em nosso blog, qual a relação entre os indicadores de desempenho e o BPM. Boa leitura!

Saiba mais: Estratégias de redução de custos nas empresas: conheça o BPM

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são gráficos que auxiliam as empresas a avaliarem suas performances ao longo do tempo. As métricas servem para nortear as ações estratégicas e também ajudam na tomada de decisões.

Essa ferramenta de gestão está cada vez mais presente em instituições que se preocupam com o crescimento a longo prazo, visto que é possível estabelecer metas, prever melhorias e comparar os resultados com os anos anteriores e com outras empresas do mesmo segmento. Tudo isso para que o gestor saiba qual a competitividade do seu negócio no mercado.

Leia também: Conheça as 6 etapas do ciclo BPM

Qual a relação entre BPM e indicadores de desempenho?

Os processos BPM (Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócio, em português) coletam todas as informações necessárias sobre os processos organizacionais. Tendo essa gama de conhecimento sobre como cada atividade é feita na empresa, o gestor pode traçar as melhores estratégias para alavancar o desempenho do seu negócio. Isso também facilita a tomada de decisões que, quanto mais fundamentadas nos indicadores de desempenho, mais assertivas serão.

Por meio dos dados fornecidos pela plataforma BPM, é possível realizar os ajustes necessários para que a empresa tenha uma performance melhor, com redução de custos e aumento da produtividade.

O gerenciamento de processos da sua empresa pode se basear em alguns indicadores de desempenho, tais como: qualidade, produtividade, capacidade. O primeiro refere-se ao número de trabalhos que foram entregues fora do padrão. O segundo consiste nas entregas dentro do prazo. E o terceiro diz respeito ao tempo que os colaboradores levam para realizar tais atividades. 

Os três indicadores se interligam, por isso, é importante adquirir um software para gestão tal como uma plataforma BPM. Com ela, todos os indicadores de desempenho serão integrados para que o gestor possua uma visão mais ampla do negócio.

Você pode se interessar: Gestão de processos comerciais: como estruturar por meio do BPM

Conte com a Blue Service!

A Blue Service possui uma plataforma BPM que faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Com a Blue Service, as atividades da sua empresa podem ser padronizadas e você tem informações estratégicas para a tomada de decisões. Fora isso, todos os processos BPM são automatizados e adaptados conforme às necessidades. Entre em nossa página e peça por uma demonstração gratuita!