Como colocar um fluxo de processos em prática?

Soluções de gerenciamento de processos de negócio BPM

Como colocar um fluxo de processos em prática?

fluxo de processos

Investir na melhoria contínua é imprescindível para que um negócio cresça. As ferramentas de gestão ajudam a manter a produtividade e eliminam o tempo de retrabalho, favorecendo essa evolução. Para que a gestão de processos funcione, o fluxo de processos é a escolha ideal para manter a visão holística da empresa.

No blog de hoje, explicaremos como colocar um fluxo de processos em prática para que não haja nenhuma dúvida na hora de implementar esse método na sua empresa. Acompanhe a leitura!

Saiba mais: Gestão centralizada: entenda sua influência sob os processos

Como funciona o fluxo de processos?

O fluxo de processos é representado por um fluxograma e, nele, aparecem todos os detalhes do desenho de um processo de determinado projeto ou atividade. Seu conceito é, basicamente, um mapa de ações que garantem a organização na hora de realizar uma determinada atividade.

O diferencial do fluxo de processos é a simbologia contida nele. Por possuir símbolos padronizados para representar cada processo, essa metodologia se tornou um modelo replicável e fácil de ser interpretado. Os símbolos mais usados em um fluxo de processos são:

  • início e fim — círculo (ou um retângulo com bordas circulares)
  • processo — retângulo
  • decisão — losango
  • seta — direção do fluxo
  • documento — um retângulo com a aresta inferior ondulada

Leia também: Como fazer organização de processos em 6 passos

Como colocar um fluxo de processos em prática?

Indicado para otimizar a automação de processos, ensinamos algumas dicas para colocar o fluxo de processos em prática.

1- Identificar as tarefas

Para começar o seu fluxo de processos, é necessário identificar todas as atividades, bem como seus responsáveis.

2- Defina o começo e o fim do processo

Essa etapa é a que você deve definir o objetivo do seu fluxo de processo para que, assim, você consiga saber onde ele começa e onde ele termina.

3- Crie uma sequência de tarefas

Depois de determinar o começo e o fim do processo, chegou a hora de criar uma sequência de tarefas. Encontre qual o caminho mais eficiente para que esse processo seja concluído e otimizado.

4- Aponte os desvios do fluxo de processos

É fundamental apontar, no fluxo de processos, os desvios conforme a ação anterior. Eles servem para contornar eventos indesejados.

5- Revise e otimize o fluxo de processos

Por fim, cheque todas as sinalizações e revise o fluxograma por completo. Dessa forma, você poderá sempre otimizá-lo, conferindo se ele faz sentido e traz eficiência.

Você pode se interessar: Como a integração de sistemas ajuda no fluxo de trabalho?

Como a Blue Service pode ajudar a sua empresa

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma  de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code. 

Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Além disso, a ferramenta é completamente segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.

Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!