Como modernizar a sua empresa que ainda possui sistemas legados?
O desafio das empresas que desejam crescer é a modernização de sistemas legados. A chegada da tecnologia nas empresas muda não só a cultura, como todas as áreas que são integradas por esse recurso.
As novas tecnologias auxiliam gestores no planejamento de crescimento da empresa, com automação de processos, redução de gargalos e aumento da eficiência operacional. Com um sistema obsoleto, o risco de perda de dados, bugs, travamento e lentidão aumentam com o passar do tempo e colocam o negócio em perigo.
Existem duas opções nesse caso: a sustentação de sistemas legados ou a adoção de novas tecnologias por meio da integração de sistemas legados.
No blog de hoje, explicaremos como modernizar a sua empresa que ainda possui sistemas legados. Acompanhe a leitura!
Leia mais: Passo a passo para a padronização de processos
Quais as características de sistemas legados?
Há diversos indícios que mostram que a sua empresa ainda possui sistemas antigos. O primeiro ponto a ser observado é a lentidão que impede dois processos de acontecerem ao mesmo tempo. Um exemplo é o impedimento de realizar as tarefas enquanto o software organiza os dados.
Outra característica é o constante travamento ao iniciar, rodar ou fechar o programa. Se a sua infraestrutura de TI continuar obsoleta, uma hora o sistema não poderá mais nem ser aberto.
Por fim, se a sua empresa não atualiza as tecnologias, fica mais fácil para hackers invadirem o sistema, prejudicarem o negócio e vazarem informações confidenciais de colaboradores, fornecedores e clientes.
Saiba também: Plano de continuidade de negócios: o que é e qual seu benefício na prática?
Como modernizar a sua empresa que ainda possui sistemas legados?
O primeiro pensamento para modernizar a sua empresa que ainda possui sistemas legados é não fazer tudo de uma só vez. É importante priorizar alguns setores e digitalizá-los aos poucos. Um bom passo inicial é usar as soluções em nuvem para armazenar informações, servidores e outros dados empresariais.
Em seguida, é preciso analisar se o investimento realmente vai trazer aumento da produtividade e ganho de tempo operacional. Por isso, fortaleça seus processos em vez de apenas digitalizá-los sem pensar no retorno. Modernizar os sistemas legados não é somente substituir softwares, mas também integrá-los a uma atualização.
Promover estratégias adequadas para a implementação de tecnologias é o ponto principal da modernização. Qualquer equívoco nesse processo acarretará prejuízos financeiros para o negócio. Portanto, é imprescindível fazer um planejamento antes de tudo. Isso inclui treinamentos para os funcionários para que não haja resistência às novas tecnologias.
É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.
Você pode se interessar: Integração de sistemas: o que é e como beneficia sua empresa
Como a Blue Service pode ajudar a sua empresa
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é completamente segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!