Quais as diferenças entre plataforma BPM e workflow?
No meio corporativo, é normal ainda existir dúvidas sobre alguns termos. Uma delas é pensar que a plataforma BPM e workflow são a mesma coisa, mas não são. Apesar de serem similares em alguns pontos, o workflow, ou fluxo de trabalho, quando automatizado, garante maior eficiência operacional, e é um dos componentes da metodologia BPM.
Já o BPM (Business Process Management) é o gerenciamento de processos que tem como objetivo sistematizar os processos organizacionais.
Para sanar essa incerteza, mostraremos, no blog de hoje, quais as diferenças entre plataforma BPM e workflow. Confira!
Leia mais: Passo a passo para a padronização de processos
Quais as semelhanças entre plataforma BPM e workflow?
O que aproxima a plataforma BPM do workflow são os objetivos em comum. Tanto a metodologia BPM quanto o fluxo de trabalho tem como propósito automatizar processos, eliminar gargalos, reduzir atividades redundantes e garantir que a empresa trabalhe com maior eficiência operacional.
No tópico a seguir, explicaremos no que se diferem o BPM e o workflow.
Saiba também: Plano de continuidade de negócios: o que é e qual seu benefício na prática?
Quais as diferenças entre plataforma BPM e workflow?
Já vimos acima que o BPM é uma metodologia que permite a análise dos dados para uma melhoria contínua dos processos. Com esse software, é possível reduzir os gastos e aumentar a produtividade.
As ferramentas de workflow garantem apenas a automação dos processos, que também é uma vantagem competitiva para que a empresa cresça no mercado.
Dessa forma, quais as diferenças entre a plataforma BPM e workflow? Em uma gestão de processos, é preciso saber em qual situação os dois podem ser aplicados.
A utilização da plataforma BPM é indicada quando os processos são mais complexos e necessitam de flexibilidade e personalização, enquanto o fluxo de trabalho pode ser utilizado para atender processos mais simplificados.
Se a sua empresa precisa realmente modelar processos, automatizá-los e analisar as informações para alcançar melhores resultados, é do BPM que ela precisa.
Conheça alguns benefícios da plataforma BPM que engloba, também, o workflow:
- Planejamento, definição e modelagem de procedimentos
- Automatização de processos (workflow)
- Gestão de melhoria contínua de análise
- Aprimoramento de todo o fluxo organizacional
- Análise de dados
- Monitoramento em tempo real de todos os processos
- Integração de sistemas corporativos
Você pode se interessar: Integração de sistemas: o que é e como beneficia sua empresa
Como a Blue Service pode ajudar a sua empresa
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é completamente segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!