5 recursos fundamentais em uma metodologia BPM

5 recursos fundamentais em uma metodologia BPM

metodologia BPM

Na gestão de processos, a transformação digital elevou a otimização das operações empresariais a partir de ferramentas como a metodologia BPM.

Para atingir processos mais eficientes e maximizar a efetividade operacional, contar com a tecnologia é crucial e a plataforma BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio, na tradução) cumpre bem esse papel.  

A metodologia BPM tem como objetivo estruturar os fluxos de processos, padronizá-los, monitorá-los e adotar uma abordagem de melhoria contínua. Dessa maneira, é possível, em cima de padrões, buscar atingir as metas do negócio e aumentar os resultados.

Além disso, a Plataforma BPM contribui diretamente para a inovação das empresas, propondo diferencial em um mercado tão competitivo e garantindo adequação às atuais demandas.

Nesse cenário, a Blue Service oferece aos seus clientes a Blue Service BPM Platform, uma ferramenta robusta e simples de usar. Confira abaixo 5 recursos fundamentais em uma metodologia BPM.

Leia também: Quais as diferenças entre plataforma BPM e workflow?

5 recursos fundamentais em uma metodologia BPM

Uma plataforma deve combinar recursos que facilitem a personalização do gerenciamento de processos de negócio. Assim, os usuários podem criar ações para implementar essa metodologia BPM em sua empresa.

A seguir, descubra 5 recursos fundamentais em uma metodologia BPM:

1- Modelador de processos

Essa ação é uma apresentação gráfica do fluxo de trabalho e das atividades da empresa. Seu objetivo é, não só representar o workflow e as demandas, mas também documentar, entender e analisar o trabalho para implementar transformações. Por meio da modelagem de processos, é possível detectar os problemas nas atividades e corrigi-los, para alcançar maior eficiência.

2- Formulários eletrônicos

Os formulários são colocados juntos aos processos para serem preenchidos com informações sobre as práticas para que, ao final, haja um resultado satisfatório.

3- Integração

É normal, em uma empresa, que haja dados perdidos em diversos sistemas. Por isso, é importante que a metodologia BPM una todos eles em um só lugar, promovendo a integração de informações de todas as áreas empresariais.

4- Análise de dados

A automação de processos traz uma gama de dados que precisam ser analisados para promover a melhoria contínua dos processos, evitando gargalos e reduzindo erros.

5- Acesso via smartphones ou tablets

Gestores e colaboradores devem poder acessar a plataforma de onde estiverem, por meio de dispositivos móveis, para facilitar a tomada de decisões.

É normal ter receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.

Saiba mais: 5 benefícios da automação de processos logísticos

Como a Blue Service pode ajudar a sua empresa

A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma  de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code. 

Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.

Além disso, a ferramenta é completamente segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.

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