O papel da metodologia BPM nos processos digitais
Uma plataforma BPM estrutura os caminhos que a empresa percorre para entregar o melhor serviço até o consumidor. Nos processos digitais, essa ferramenta impulsiona as transformações digitais acerca das melhorias das atividades empresariais.
Durante muito tempo, a gestão dos negócios era feita de modo analógico, com documentos que se perdiam devido ao aumento de demanda. O papel da metodologia BPM nos processos digitais foi, justamente, liderar essa nova tecnologia impactando o modo de recebermos e armazenarmos dados.
No blog de hoje, saiba mais sobre a influência dos processos BPM na digitalização das empresas.
Leia também: Como BPM nas empresas ajuda a alavancar os negócios
O papel da metodologia BPM nos processos digitais
Não podemos confundir a transformação digital com a simples digitalização de documentos. A metodologia BPM trouxe muito mais que o reaproveitamento das informações fora dos sistemas para dentro deles.
Ela proporcionou mudanças na organização da cultura da empresa, que é um passo importante para quem deseja se manter no mercado competitivo. A chegada da tecnologia mostrou como é necessário automatizar processos e aumentar a produtividade.
Nesse novo modelo de negócios, o BPM é alinhado às expectativas da empresa para gerar mais valor ao cliente. Portanto, a sistematização dos processos digitais engloba aspectos como geração de conteúdo, integração de equipes e sistemas.
Mas, nada disso tem sentido se os líderes e gestores não forem capacitados para realizar esse gerenciamento de processos. Os processos devem ser otimizados sob a ótica de quem tem uma visão holística da empresa.
A reformulação da empresa deve contar, também, com o mapeamento rotineiro dos processos de cada colaborador, visando a melhoria contínua. Nessa hora, é importante checar se não há ações redundantes dentro da metodologia BPM para que processos desnecessários ou repetitivos sejam excluídos.
O uso de tecnologias como a plataforma BPM permitem o acompanhamento estratégico de todo o fluxo de processos, o que significa monitorar os ganhos gerados, identificar inconsistências na operação e dificuldades e, até mesmo, realizar a previsão de resultados.
A digitalização de processos traz uma transformação digital capaz de impulsionar os negócios. Com os colaboradores assumindo um papel mais estratégico do que operacional na empresa, o aumento da produtividade pode alavancar os resultados finais.
É normal haver receio das mudanças. Porém, automatizar as práticas empresariais maximiza o potencial do seu negócio. Conheça 7 passos para acelerar a digitalização e automação de processos nas empresas em nosso infográfico. Baixe aqui.
Saiba mais: Quais as diferenças entre plataforma BPM e workflow?
Conte com a Blue Service!
A Blue Service possui mais de 10 anos de experiência no mercado e disponibiliza a Blue Service BPM Platform, uma plataforma de gestão de múltiplos processos, fluxos de trabalho e equipes em empresas com diversas unidades, tudo centralizado em um único lugar, com 100% de personalização no code.
Essa plataforma faz a integração com indicadores de performance do seu negócio. Dessa maneira, você obtém dados concretos a respeito do desempenho da sua empresa, em todas as etapas e departamentos.
Além disso, a ferramenta é segura, com integrações com diversas soluções e gera relatórios customizados, mapeando os indicadores que você precisar.
Quer saber mais detalhes? Solicite uma demonstração agora mesmo!